Leia também:
X Lula deixa carceragem e vai ao velório do neto em São Paulo

Conheça festas tradicionais do carnaval brasileiro

Cidades celebram a data com costumes próprios

Jade Nunes - 02/03/2019 10h13

Com uma cultura tão plural, não é de se estranhar que o carnaval do Brasil também conte com festas tradicionais típicas de cada região. Há celebrações em que as marchinhas imperam, em outras o frevo faz mais presença.

Confira esta lista com dez carnavais típicos do país:

São Luiz do Paraitinga, São Paulo
No carnaval de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, apenas marchinhas são autorizadas. Todas as músicas são escritas por compositores locais. Samba e axé são proibidos por lei, desde 1981.

Salvador, Bahia
A capital baiana tem um dos carnavais mais famosos do Brasil. Os trios elétricos percorrem o Batatinha (no Pelourinho), o Dodô (entre as praias da Barra e da Ondina) e o Osmar (do Corredor da Vitória à Avenida Sete de Setembro, passando pela Praça do Campo Grande). O bloco Ilê Ayê costuma fazer um ritual para pedir harmonia no sábado de Carnaval, no Morro do Curuzu.

Recife, Pernambuco
O carnaval do Recife, em Pernambuco, conta com blocos que misturam diversos ritmos. O mais tradicional talvez seja o frevo. Há blocos grandes, como o Galo da Madrugada, ou menores, como o Bloco da Saudade.

Olinda, Pernambuco
Olinda é mais uma cidade de Pernambuco que tem um carnaval tradicional. Mas aqui o frevo e o maracatu é que reinam. Um dos blocos mais procurados pelos foliões é o Encontro de Bonecos Gigantes. A concentração costuma acontecer no Alto da Sé.

Florianópolis, Santa Catarina
Uma das atrações do carnaval de Florianópolis é a festa Berbigão do Boca. Desde 1992, o bloco marca a abertura do carnaval local, de acordo com um decreto municipal. Para quem não sabe, berbigão é um molusco, também conhecido como vôngole, presente em todo o litoral brasileiro, mas bastante tradicional na cultura de Florianópolis.

Ouro Preto, Minas Gerais
As ladeiras da cidade ficam lotadas pelos foliões que acompanham blocos como o Zé Pereira Clube dos Lacaios, o primeiro da cidade. A festa é famosa pelos bonecos de mais de dois metros de altura.

Diamantina, Minas Gerais
O carnaval de Diamantina poderá contar mais uma vez com a Bat-Caverna, banda de samba criada em 1985, e com a Bartucada, que toca todos os gêneros, no ritmo da bateria, desde 1972.

Paraty, Rio de Janeiro
A pequena cidade histórica do estado do Rio de Janeiro celebra o carnaval de forma original. No Bloco da Lama, os foliões cobrem-se com a lama da Praia da Jabaquara para brincar à beira-mar. Há também o Carnamar, que elege o barco alegórico mais belo da cidade.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O carnaval da cidade do Rio é um dos mais disputados do país. Isso se deve, em parte, aos blocos tradicionais. O Bloco do Sargento Pimenta, que traz músicas dos Beatles ao ritmo do samba, é um deles.

Macapá, Amapá
O carnaval de Macapá, também conhecido como Carnaval do Meio do Mundo, por se localizar na Linha do Equador, conta com um desfile de escolas de samba da região. Além dos foliões fantasiados, também há a presença dos bonecos gigantes.

Leia também1 Bloco Sal da Terra evangeliza os foliões no Pelourinho
2 Blocos com nomes curiosos invadem o carnaval do Rio
3 Bloco Sou Cheio de Amor promove impacto pelo 6º ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.