Leia também:
X Avon recebe críticas após campanha Repense o Elogio

Confira 5 dicas para que seu currículo chame a atenção

Um documento bem feito pode ser determinante na hora da contratação

Pleno.News - 19/10/2017 17h15 | atualizado em 19/10/2017 17h18

O momento de preparar o currículo nem sempre é fácil para profissionais e se potencializa para os estudantes que almejam um estágio. É o momento de entrada no mercado de trabalho e, claro, gera muitas dúvidas e incertezas. Como fazer a diferença no meio de vários currículos? Como impressionar o recrutador da maneira correta? Essas são as questões de muitos candidatos.

Um currículo bem organizado também conta pontos na hora da seleção Foto: Pixabay

Muitos recrutadores levam em consideração detalhes que podem passar despercebidos durante a confecção desse cartão de apresentação utilizado nas seleções. Informações precisas, claras e organizadas estão entre as prioridades que devem ser estabelecidas ao se preparar o currículo.

Em busca de respostas para uma melhor organização do currículo procuramos Tiago Mavichian, diretor de recursos humanos da Companhia de Estágios. O especialista reuniu cinco dicas:

1) Apresentação
Para reter a atenção de um recrutador não é preciso enfeitar demais o currículo, com letras inovadoras, design arrojado ou formas coloridas. Pelo contrário, o básico é sempre a melhor opção. Escolher um modelo mais simples e limpo é certeiro. E falando nesse jeito certo em “se vender” para o recrutador, tente sempre ter um currículo bem dividido, bem formatado, organizado e que torne a leitura agradável, escolhendo fontes de letra que não atrapalhem a leitura ou sejam difíceis de serem lidas com rapidez.

2) Priorize as informações
Como os recrutadores recebem muitos currículos para poucas vagas, o tempo de seleção deve ser cada vez mais rápido. Pesquisas mostram que normalmente o tempo gasto é de apenas sete segundos. Portanto, as informações prioritárias devem estar logo de cara, como um resumo do que vem ao longo do currículo. Além do nome, idade e contatos estarem no início, você pode colocar também, em seguida, a graduação e possíveis cursos extras que farão a diferença na hora da seleção. Evite tecer elogios a si mesmo, pois a personalidade também é levada em conta.

3) Palavras-chave
Para chamar a atenção dos recrutadores é possível fazer uso de palavras-chave que remetam à vaga ou aos interesses da empresa. Essa estratégia é fundamental principalmente para os recrutadores que não têm tempo de ler todos os detalhes do currículo e necessitam de agilidade. O uso de palavras-chave se torna um diferencial sobre os demais candidatos e conquista os selecionadores. Mas lembrar-se de que não é válido mentir apenas para ser selecionado.

4) Experiência em ordem cronológica
Uma dica importante para quem tem mais de uma experiência é organizá-las em ordem cronológica. Use a lógica a mais recente para a mais antiga e com o tempo de permanência na instituição. Datas confusas e incertas podem afetar a escolha do currículo, pois o recrutador não perderá tempo colocando em ordem todas as empresas para saber qual foi a última em que você esteve. É importante também fazer uma breve descrição sobre a função exercida em cada empresa.

5) Formação acadêmica e cursos extras
Outro fator levado em conta durante a seleção são as informações adicionais que dão aquele “algo a mais” como, por exemplo, cursos relevantes, participação em palestras, idas a congressos de sua área de atuação, atividades paralelas como trabalho voluntário. Mas esteja atento para não descrever hobbies, pretensão salarial ou referências, pois, a não ser que exijam, essas questões serão levantadas durante as entrevistas.

LEIA TAMBÉM
+
Especialista lista as gafes mais comuns no currículo
+ Jovem inova no currículo e viraliza nas redes
+ Justiça alerta para fraudes em anúncios de emprego online

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.