Leia também:
X Leitão aponta “trapalhadas” na visita de Lula à China

Confederações patronais pedem por reforma tributária justa

O Congresso Nacional vai começar a analisar as PECs sobre o assunto

Leiliane Lopes - 18/04/2023 21h49 | atualizado em 19/04/2023 11h08

Senador Rodrigo Pacheco e deputado Arthur Lira Foto: Agência Senado e Agência Câmara

Um manifesto assinado, nesta terça-feira (18), pelas principais confederações patronais do Brasil pedem ao Congresso e ao governo federal que aprovem uma reforma tributária justa.

O documento recebeu o nome de manifesto O Brasil não pode errar na reforma tributária e foi assinado pela confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP).

O texto reconhece a importância da reforma tributária, mas pede ajustes nas PECs 45/2019 e 110/2019 para evitar “impactos perversos e riscos à sociedade brasileira”.

– Não faz sentido reduzir a carga sobre bens nacionais e importados para aumentar sobre os alimentos e serviços, que geram tanta riqueza e empregos em todo o país. Diante disso, é preciso adotar diferentes alíquotas nos novos tributos que se aproximem das realidades atuais de carga incidentes sobre os respectivos setores, bem como considerar as particularidades dos seus diferentes sistemas de produção. Isso, sim, garantiria um crescimento econômico sustentável e distribuído – diz trecho do manifesto.

LEIA NA ÍNTEGRA:
A reforma tributária é fundamental para viabilizar um crescimento econômico mais sólido, a partir de um melhor ambiente de negócios e maior segurança jurídica, capaz de gerar mais emprego e renda para os brasileiros.

Na qualidade de Confederações de setores produtivos que empregam 41,7 milhões de trabalhadores e representam quase 60% da economia nacional, compete-nos alertar que as propostas em discussão no Congresso Nacional (PEC 45/2019 e PEC 110/2019) necessitam de ajustes para evitar impactos perversos e riscos à sociedade brasileira.

Não faz sentido reduzir a carga sobre bens nacionais e importados para aumentar sobre os alimentos e serviços, que geram tanta riqueza e empregos em todo o país. Diante disso, é preciso adotar diferentes alíquotas nos novos tributos que se aproximem das realidades atuais de carga incidentes sobre os respectivos setores, bem como considerar as particularidades dos seus diferentes sistemas de produção. Isso, sim, garantiria um crescimento econômico sustentável e distribuído.

Se prevalecer a ideia de alíquota única para bens e serviços, haverá um pesado aumento de impostos sobre setores estratégicos no Brasil. A reforma acarretará elevação geral nos preços dos alimentos (mais 22% sobre a cesta básica), dos transportes, da habitação, da mensalidade escolar, da saúde (mais 38% sobre medicamentos e 22% sobre planos de saúde), do advogado, do turismo, da ginástica, do lazer, da segurança e de diversos outros serviços.

Leia também1 Oposição vai interditar pautas no Congresso até leitura da CPMI
2 Musk fala contra cirurgias trans em crianças: "Prisão perpétua"
3 STJ autoriza PF a investigar Cláudio Castro por corrupção
4 Lula critica games: "Não falam de amor, mas ensinam a matar"
5 Jair Bolsonaro aciona a Justiça contra André Janones

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.