Leia também:
X STF libera retorno de senador flagrado com dinheiro na cueca

Brunet e Arcangeli orientam: Como fazer reconstrução financeira na pandemia

Está sem emprego ou tem medo de perder o seu? Como superar os impactos gerados pela crise do coronavírus?

Virgínia Martin - 18/02/2021 06h00 | atualizado em 20/02/2021 23h20

Se você está com medo de ficar desempregado ou se já está sem emprego, foque no que dizem os especialistas do mercado - pleno.news
Se você está com medo de ficar desempregado ou se já está sem emprego, foque no que dizem os especialistas do mercado

É fato! A economia brasileira vem sofrendo impactos negativos decorrentes desta temporada de pandemia. A crise provocada por um vírus complexo e mortal (como o coronavírus) e pela consequentemente necessidade de isolamento e de distanciamento social só vem abalando a vida profissional e financeira de milhões de brasileiros.

Há mais de um ano, o Brasil sofre influência direta disso no número de vagas ofertadas pelas empresas, acarretando um aumento da taxa de pessoas desempregadas, redução de renda e da jornada de trabalho – e ainda com riscos de suspensão de contratos pelos empregadores.

A mídia tem dado conta de noticiar estatísticas e sequelas dessa crise atual. Mas o Pleno.News buscou novas abordagens com relação a uma preocupação que se sobrepõe a notícias e números: a eminência de perda de emprego ou a real perda dele.

Nossa reportagem foi atrás de grandes players do mercado, a fim de tratar do principal tema da atualidade: a insegurança diante dos impactos profissionais e financeiros causados pela pandemia, ainda sem data para acabar.

O Brasil sofre influência direta no número de vagas ofertadas pelas empresas, acarretando aumento da taxa de pessoas desempregadas e redução de renda

Portanto, se você está com medo de ficar desempregado ou se já está sem emprego, foque nesta produção jornalística com relatos de quem entende de carreira, de reinvenção profissional, de resiliência e de planejamento nas áreas de finanças e de trabalho.

Sobre a crise na pandemia, Tiago Brunet diz que não acredita em mercado saturado
Tiago Brunet diz que não acredita em mercado saturado Foto: Divulgação

Vale apontar que, de acordo com o estudo Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia, realizado pelo Instituto Semesp, sobre empregabilidade no Brasil de hoje, a educação superior é um fator que pode contribuir para minimizar os efeitos da pandemia.

Uma pessoa com diploma de nível superior tem vantagens competitivas sobre quem possui apenas ensino de nível fundamental ou médio completos. A chance de desemprego é quase 50% menor para os formados em universidades.

O dado é interessante, mas não traz garantia nem imunidade para a maioria dos cidadãos deste país. É por isso que um universo de pessoas com variedade de profissões, de experiências e de níveis de formação, está ora frustrada, ora desesperada e sem direção diante da ameaça do desemprego ou da falta de trabalho.

Grandes players do mercado falam sobre como lidar com a insegurança diante dos impactos causados pela pandemia

Em meio a todas as orientações coletadas por Pleno.News entre seus entrevistados, a palavra mais destacada foi “coragem”, porque será preciso força para vencer o medo e superar especulações sobre o que poderá acontecer em caso de demissão e/ou de falta de renda para o sustento.

Quem entende bem de bons conselhos é Tiago Brunet, palestrante conhecido internacionalmente e portador de mais de 2 milhões de seguidores em sua conta no Instagram. Além de teólogo, Brunet atua no mercado como mentor, fundador da Casa de Destino e do Instituto Destiny. Com sua experiência em palestras para milhões de pessoas, ele orienta aqueles que acabaram de perder o emprego.

– A pandemia foi mais uma oportunidade do que uma tragédia. Ela abriu a mente de muitas pessoas para, em vez de procurarem emprego, começarem a empreender e dar emprego. É a mentalidade que determina como você vai enfrentar essa crise. Esse impacto aparentemente negativo da pandemia, na verdade, tem sido mais uma oportunidade do que uma perda.

Autor e escritor de livros best-Sellers como Descubra O Seu Destino, Emoções Inteligentes, Dinheiro É Emocional, Brunet revela que, apesar de ter certo destaque nas redes sociais, ele não para de estudar e de adquirir conhecimento. Está sempre crescendo. E citou a nova rede social Clubhouse, por onde escuta muita gente boa do marketing digital dar dicas. Ou seja, a oportunidade de aprender está no ar para quem quer “sair do quadrado”.

– Além de levar uma vida de oração, eu acredito que a gente se renova pela inovação e pela renovação da mente, conforme está escrito em Romanos 12. E renovação de conhecimento você busca com conhecimento.

Para os que buscam uma recolocação profissional, Brunet responde que não acredita em mercado saturado. Tentar reinventar a vida profissional sem renovar a mentalidade e sem renovar o nível de conhecimento, nunca vai dar certo em qualquer época, afirma ele.

Cris Arcangeli enfatiza o valor da mudança de mentalidade

Na mesma linha de raciocínio, Cris Arcangeli ressalta a importância do mindset da pessoa que está à procura de emprego ou de empreender algo novo. Ou seja, mentalidade é tudo.

Cris é conhecida em todo o Brasil por sua participação nas últimas temporadas do programa Shark Tank Brasil, ao lado de empresários de sucesso como Camila Farani, João Appolinário (fundador da Polishop), Caito Maia (dono da Chilli Beans) e José Carlos Semenzato. O diferencial de Cris é que ela é uma empreendedora serial, ou seja, criou negócios do zero, como a Phytoervas, Phyta, Ph Arcangeli, Eh Cosméticos e a Beuaty.

As prováveis soluções para os desafios estão na observação do mercado

Com sua poderosa experiência de quem já criou cinco empresas inovadoras e atualmente é a CEO da Beauty’in, Cris observa que existem pessoas que encaram as dificuldades com um arsenal de “anti-fragilidade”. São aqueles que conseguem digerir o problema, reinventam-se e até se tornam muito melhores após o fim da crise.

Outras pessoas, ao contrário, travam batalhas consigo mesmas e entram em depressão. Mas a empresária destaca que grandes crises trazem grandes oportunidades.

Cris Arcangeli: Existem pessoas que encaram as dificuldades da pandemia com anti-fragilidade
Cris Arcangeli: Existem pessoas que encaram as dificuldades com “anti-fragilidade”

– Desde o início da quarentena, eu venho falando com pessoas que passam por problemas complexos. Digo que precisam ter uma fórmula “anti-frágil” e ter um planejamento, como o V.U.C.A., que é um método de planejamento para seguir em frente – explica, referindo-se ao seu próprio método.

As dificuldades, apontam todos os especialistas em alcançar o sucesso, tendem a tornar-se uma mola propulsora. E as saídas e prováveis soluções para os desafios advêm da observação do mercado.

– É como um general que comanda um exército. Ele avalia posições, situações, brechas, para enfrentar a batalha.

Cris tem vários livros publicados – entre eles V.U.C.A. – Você está pronto para o mundo volátil? – e tem estado presente em todas as redes sociais, por onde gera conteúdo para mais de 2,5 milhões de pessoas diariamente. Ela afirma que, quando tudo está normal, é difícil achar grandes oportunidades. Mas, quando acontece uma “balançada” e novas dores aparecem, as pessoas podem encontram novas oportunidades.

Crenças limitantes podem travar pessoas talentosas

Fernanda Tocheto é outra força motriz na área de mercado de profissões. Psicóloga, ela atua como mentora de carreiras e treinadora comportamental. Fernanda conta que aos 11 anos já trabalhava, aprendendo a atender o público e a negociar.

– Trabalhava com a barriga no balcão, lidando com os desafios do dia a dia em longas horas de trabalho, vendo meus pais passarem por muitas dificuldades nos negócios. Mas aprendi muito e foi a partir dali que formatei meu futuro, treinando minhas habilidades e minha transformação.

Fernanda lamenta que tantas pessoas não consigam enxergar sua capacidade e melhorar na vida

A treinadora se orgulha de sua trajetória de 20 anos de carreira. Criou seu próprio método e hoje ensina milhares de pessoas a destravarem seu potencial, a fim de alcançar suas metas profissionais. Segundo Fernanda, foram as dificuldades que fizeram com que ela se fortalecesse e adquirisse coragem de persistir e construir seu próprio trabalho.

– Acredito em jornada, em processo.

Alguns dos maiores problemas que Fernanda percebe entre as pessoas que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho é o medo de errar, de não dar certo, de ser julgado e de arriscar. Ela lamenta que tantas pessoas que possuem diversas habilidades não consigam enxergar sua capacidade de melhorar na vida, de empreender ou de obter um emprego melhor.

Em sua mentoria, ela detecta que muitos ficam paralisados sem conseguir dar o próximo passo, pois estão ancorados a crenças limitantes. Nunca pararam para ressignificar questões internas. Não aprenderam adequadamente sobre dinheiro, sobre dar certo e sobre sucesso na vida.

Uma prova incontestável de reinvenção na crise vem de Andrei Evaldt. Morador em Torres (RS), o rapaz de 22 anos deu um nó na crise quando se dispôs a inovar. Solteiro, com um filho e precisando sustentar a família, Andrei decidiu vender água mineral nas ruas da cidade.

Nos semáforos, trajando roupas de garçom, ele aborda as pessoas. Educado e com a indumentária impecavelmente limpa, o moço trabalha de segunda a sábado.

Andrei explicou ao Pleno.News que ele estudou somente até o 2° ano do Ensino Médio e que pretende ser bem-sucedido sem perder sua essência.

– A forma que eu vi de vender água durante a pandemia foi estar devidamente trajado de garçom. Foi um escape para mim empreender com pouco investimento e ter um lucro razoável para que eu pudesse dar um conforto melhor à minha família e ajudar os mais necessitados.

Além da perspectiva comercial, o pequeno empresário surpreende com a perspectiva espiritual. Ao oferecer água ao público, Andrei também entrega pequenos recortes de papel com versículos bíblicos, com Salmos e Provérbios. Admirado por muitos, ele vê sua página no Instagram crescer, mostrando como é seu trabalho.

 

Trabalho na pandemia: Vestido a caratér para vender água, Andrei também entrega mensagens bíblicas
Vestido a caráter para vender água, Andrei também entrega mensagens bíblicas

Do ponto de vista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é necessário que alguns empresários tenham cuidado ao preparar-se adequadamente para iniciar um negócio próprio.

Leandro Marinho, que é gerente de atendimento do Sebrae/Rio, chama atenção para o fato de que, muitas vezes, o empreendedor até possui conhecimento em sua área, mas tem dificuldade de fazer a transição entre um profissional e um empresário.

– Como exemplo, [cito] professores de educação física que resolvem abrir seu próprio estúdio ou cross fit, mas ficam presos à atividade de dar aula e acabam não tendo foco na gestão do negócio.

Marinho ressalta que é necessário aprender a fazer uma boa gestão profissional de sua empresa, até porque empreender não é uma aventura, mas atividade séria. Precisa incluir planejamento para minimizar riscos e aumentar chances de sucesso.

E, antes de abrir uma empresa, o Sebrae também orienta sobre a escolha do segmento de atuação, com estudo sobre o nicho e avaliação do cenário do mercado e dos competidores.

 

Um bom empreendedor não precisa ter medo. Ele caminha aprendendo e, muitas vezes, errando, mas corrige o erro o mais rápido possível. Contas bem planejadas e um plano orçamentário fazem parte de uma boa gestão, que ainda inclui a possibilidades de parcerias que possam alavancar negócios e créditos.

Novo perfil de negócios e empregos

Diante de qualquer tipo de crise e em qualquer tempo, é mais do que viável recorrer a essas alternativas: buscar emprego, passar a ser um profissional autônomo ou mesmo tornar-se um empreendedor (seja de pequeno, médio ou grande porte).

A transição de carreira tem sido opção para muitos brasileiros, o que revela o perfil predominante de criatividade, inovação e empreendedorismo da população.

Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, 52 milhões de brasileiros possuíam negócio próprio. Entre estes, 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com levantamento do Sebrae. Com a continuidade da pandemia, o país continuou sua caminhada para o aumento do número de empreendedores.

A transição de carreira tem sido opção para muitos brasileiros

Gerações passadas costumavam ter uma trajetória de solidez e permanência em apenas uma empresa ao longo dos anos de vida. No atual mercado de trabalho, muita coisa mudou. O comportamento do trabalhador se abriu para novas perspectivas. E há os que preferem sair “fora da caixa” e buscar caminhos além da carreira tradicional.

Como procurar emprego de forma eficiente

Em momentos de crise financeira e de desemprego, muitas pessoas se frustram por se candidatarem a diversas vagas e não serem chamadas para nenhuma. A rejeição pode acabar resultando em falta de autoestima profissional dos candidatos. Muitos são qualificados para a vaga. Nem sempre, porém, conseguem provar este fato ao contratante.

Saiba como evitar este tipo de problema com essas três dicas para não perder mais aquela vaga tão desejada.

Tenha um bom perfil no Linkedin

Modelo de perfil no LinkedIn
Modelo de perfil no LinkedIn Foto: Reprodução

O LinkedIn é uma rede social voltada para o ambiente profissional que conecta empregadores a pessoas que estão procurando emprego e vice-versa. Ter um bom perfil no LinkedIn é essencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho, pois enquanto o tradicional currículo de papel está defasado, a plataforma virtual permite a inserção de detalhes e interações que seriam inviáveis no meio físico.

Um perfil adequado deve ter seus dados atualizados sobre a sua experiência de trabalho, formação, cursos e competências, além da sua foto, setor que almeja e área de atuação. Assim, os empregadores poderão analisar seu perfil profissional quando você se candidatar a uma vaga e até mesmo encontrar seu perfil, ao procurar profissionais para preencher uma vaga correspondente ao seu currículo.

Caso se esqueça de alguma coisa, não se preocupe, pois o próprio site avalia seu perfil e avisa sobre o que estiver incompleto.

A plataforma também permite que o usuário participe de cursos online e grupos de interesse, além de contar com uma ferramenta exclusiva para vendas. Outras funções, como o LinkedIn Talent Insights e o LinkedIn Salary, até o momento da publicação desta matéria estavam disponíveis apenas em inglês, mas devem ser traduzidas em breve.

Crie um portfólio

modelo de portfolio wix
Modelo de portfólio no Wix Foto: Reprodução

Se a sua área de atuação profissional envolve criação de conteúdo, de produtos ou de qualquer coisa apresentável, um portfólio pode ser uma ótima opção.

Normalmente, os portfólios são feitos em sites como Wix, Behance, WordPress e, até mesmo, o Instagram. Não há uma opção melhor do que a outra. Cabe ao usuário avaliar qual se adequa mais ao tipo de trabalho que exerce. Designers, por exemplo, costumam usar o Behance. Já os artesãos são muito presentes no Instagram, mas não há uma regra. É possível criar um bom portfólio até mesmo no Microsoft Word.

O segredo para um bom portfólio está na organização. Se optar pelo Instagram, tente categorizar seus trabalhos nos destaques do perfil. Utilizando outros meios, faça um esforço para tornar seu site visualmente atrativo para que os contratantes desejem continuar navegando.

Modelo de portfólio Instagram
Exemplo de portfólio no Instagram Foto: Reprodução

Algumas plataformas, como o Wix, já oferecem modelos prontos de portfólio. Você só precisará substituir as informações ou editar pouca coisa. Embora o WordPress não tenha modelos próprios, ele pode ser personalizado com incontáveis modelos que podem ser encontrados na internet.

Como não há regras rígidas sobre os portfólios (como no caso do currículo), vale a pena usar da criatividade e até mesmo transformá-lo na sua principal ferramenta de divulgação profissional. Para isso, é importante dedicar parte do site a informações do seu currículo e outra a contatos, com o seu telefone, e-mail e perfil do LinkedIn, por exemplo.

Tenha um currículo que se destaque

Modelo de currículo
Modelo de currículo Foto: Reprodução

Mesmo que novas formas de apresentação profissional tenham surgido, elas devem ser vistas como complementares, e não substitutas do currículo. Ele ainda é crucial no processo seletivo das empresas.

No entanto, seu currículo também precisa destacar-se do modelo dos concorrentes. Esqueça o fundo branco com letra preta, padrão do Word.

Basta pesquisar modelos de currículo no Google para encontrar uma vasta gama de modelos de todos os gostos, prontos para download. É importante ressaltar que, em geral, não é recomendado que o currículo tenha a foto do candidato à vaga. Aproveite o espaço para preencher com informações profissionais relevantes.

Lembre-se também de que o contratante terá que ler muitos currículos e que essa não é uma tarefa muito fácil. Portanto, seja direto. Se seu currículo for muito longo, haverá grande chance de ele sequer ser lido.

Duas páginas são o suficiente; e, no caso do primeiro emprego, apenas uma já basta. Edite o documento antes de enviar para a empresa e coloque apenas o que achar relevante para a vaga à qual está se candidatando.

 

Digitais ou físicos, os livros são fonte de formação para up-grade na carreira

 

Livros: Sugestões para renovação de conhecimento

Mindset: A nova psicologia do sucessoCarol S. Dweck

Escolha sua vidaPaula Abreu

Dinheiro é emocional Tiago Brunet

A vida sem cracháClaudia Giudice

Quebrei. Guia Politicamente Incorreto do EmpreendedorismoLeonardo Matos

Desperte seu gigante interiorTony Robbins

O milagre da manhãHal Elrod e Marcelo Schild

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente EficazesStephen R. Covey

Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinhoThiago Nigro

Pai Rico, Pai PobreRobert Kiyosaki

O poder da açãoPaulo Vieira

Como fazer um pitch de sucesso e vender sua ideia para um investidor – Cris Arcangeli

 

 

 

(Com colaboração de Pierre Borges)

 

 

 

Leia também1 Auxílio deve voltar a ser pago em março, afirma Bolsonaro
2 'Carnaval está fadado a acabar', diz ex-mestre-sala da Mangueira
3 "O STF é o único poder que não foi investigado até hoje"
4 Conheça as mulheres mais ricas do Brasil, segundo a Forbes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.