Leia também:
X Fux: Delação do ex-governador do MT “é monstruosa”

Como estão alguns dos nomes envolvidos na Lava Jato?

O Pleno.News mostra a situação de alguns dos condenados na operação

Henrique Gimenes - 02/08/2017 19h10 | atualizado em 02/08/2017 19h27

Ao longo de quase três anos e meio de Lava Jato, foram realizadas pela polícia 42 operações, o que provocou a condenação pela Justiça de mais de 100 pessoas. Entre os nomes, há políticos e empresários. A força-tarefa começou com investigações de denúncias de corrupção na Petrobras.

O Pleno.News mostra como estão algumas das pessoas envolvidas na Lava Jato, que teve início em 17 de março de 2014.

Alberto Youssef
O doleiro é acusado de ser um dos principais operadores do esquema descoberto na Petrobras e foi um dos primeiros a ser detido. Fechou acordo de delação premiada, passou três anos preso e atualmente encontra-se cumprindo pena no regime aberto (prisão domiciliar) com o uso de tornozeleira eletrônica.

Paulo Roberto Costa
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras também foi um dos primeiros a ser preso na Operação Lava Jato. Condenado, fez acordo de delação premiada com o MPF. Atualmente se encontra em prisão domiciliar. Retirou a tornozeleira eletrônica em novembro de 2016.

Nestor Cerveró
Ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Cerveró foi preso e condenado, mas também fechou acordo de delação premiada. Atualmente cumpre prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.

Pedro Barusco
Ex-gerente executivo da Petrobras, Barusco foi preso e condenado, mas negociou acordo de delação premiada. Barusco aceitou devolver mais de R$ 180 milhões aos cofres públicos. Atualmente se encontra cumprindo prisão domiciliar em regime diferenciado com o uso de tornozeleira eletrônica.

Delcídio do Amaral
Ex-senador pelo PT, Delcídio foi pego em uma gravação tentando impedir a delação premiada de Nestor Cerveró. Preso, fechou acordo de delação e teve o mandato cassado pelo Senado. Atualmente se encontra em prisão domiciliar.

Eduardo Cunha
Ex-presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha teve seu mandato cassado pela casa. Atualmente se encontra preso em Curitiba e negocia acordo de delação premiada.

João Vaccari Neto
O ex-tesoureiro do PT foi preso e condenado em dois processos. No entanto, Vaccari foi absolvido pela justiça na segunda instância. Atualmente se encontra preso aguardando decisão sobre a revogação do pedido de prisão.

Antonio Palocci
Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antônio Palocci foi preso e condenado pelo juiz Sérgio Moro. Negocia acordo de delação premiada. Atualmente está preso em Curitiba.

Eike Batista
O empresário Eike Batista teve a prisão decretada na Lava Jato pelo juiz Marcelo Bretas, do Rio. Eike está preparando sua delação premiada. Atualmente está em prisão domiciliar.

José Dirceu
O ex-ministro no governo do ex-presidente Lula foi preso e condenado pelo juiz Sergio Moro. Em maio de 2017, o STF decidiu pela liberdade de Dirceu. Atualmente se encontra em liberdade, porém monitorado com tornozeleira eletrônica.

Marcelo Odebrecht
O empresário e presidente da Odebrecht foi preso em 2015. Firmou acordo de delação premiada juntamente com outros executivos da empresa. Atualmente cumpre pena em regime fechado como estabelecido no acordo.

João Santana e Mônica Moura
OS publicitários João Santana e Mônica Moura, responsáveis pelas campanhas do PT à presidência, foram presos em 2016. O casal firmou acordo de delação premiada e atualmente cumpre pena em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.