Leia também:
X Governo lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

Comissão da Saúde contraindica cloroquina para internados

É a primeira vez que um grupo do Ministério da Saúde se posiciona contra o uso do medicamento

Pleno.News - 17/05/2021 21h40 | atualizado em 17/05/2021 22h36

Hidroxicloroquina é contraindicada para pacientes internados, afirma comissão do Ministério da Saúde Foto: Reprodução

Após revisão de oito diretrizes nacionais e internacionais para o tratamento da Covid-19, um grupo de especialistas coordenado pelo Ministério da Saúde elaborou um documento em que contraindica cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, colchicina e outros medicamentos que não têm eficácia contra a doença comprovada cientificamente para pacientes hospitalizados.

O documento foi apresentado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) na semana passada e recebeu parecer favorável. Nesta segunda-feira (17) foi aberta consulta pública para que o documento receba contribuições nos próximos dez dias.

O grupo autor das diretrizes é composto por um painel de especialistas sob coordenação de um departamento do ministério. O painel inclui médicos de diferentes especialidades, farmacêuticos e representantes da pasta federal, de universidades e de sociedades médicas, entre elas a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

– Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população – informa o documento, denominado ‘Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19’.

No documento do ministério, a exceção é para pacientes que já utilizam as medicações, por estarem em tratamento contra doenças reumatológicas ou malária, ou pessoas com quadros de infecção bacteriana, no caso do uso do antibiótico.

Também foram avaliados estudos com corticoesteroides e anticoagulantes. Seguindo a linha de estudos científicos, a dexametasona foi recomendada para pacientes em estado grave em uso de oxigênio suplementar. Os anticoagulantes são indicados “em doses de profilaxia para tromboembolismo venoso em pacientes hospitalizados com Covid-19”.

Depois da consulta pública, uma nova avaliação será realizada pela Conitec, que encaminhará um relatório com recomendações para o ministério fazer suas decisões sobre o tema.

*Estadão

Leia também1 PGR envia à CPI da Covid dados de 4 governadores investigados
2 Anvisa e Butantan se reúnem para discutir testes da Butanvac
3 Ernesto Araújo irá depor na CPI da Covid nesta terça-feira
4 CPI da Covid: Secretário do Consórcio Nordeste pode depor
5 Fiocruz estima entrega de 12 milhões de doses da AstraZeneca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.