Leia também:
X Mourão defende Pazuello e fala em “excesso de pressão”

Começa temporada de raios no Brasil, país onde eles mais caem

Estima-se que cerca de 77,8 milhões de raios caem por ano no país

Pierre Borges - 19/01/2021 17h25 | atualizado em 19/01/2021 17h40

Pesquisa utilizou dados de 2000 até 2019 Foto: Pixabay

Após o vereador José Omar (PL), de Minduri (MG), quase ser atingido por um raio e filmar a situação na semana passada (11), em Várzea Paulista (SP), um jovem de 26 anos foi atingido pela descarga elétrica de um raio dentro do banheiro, mas não sofreu ferimentos graves. No dia 13 de janeiro, Lucas Monteiro Semolini estava mexendo no celular conectado à tomada, circuito por onde a corrente elétrica passou.

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Os casos, que ocorreram com um intervalo de apenas dois dias de diferença, chamam a atenção para o início da temporada de raios em 2021 e para um dado importante: o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Essa foi a conclusão do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em um levantamento que utilizou dados dos anos de 2000 até 2019. A pesquisa indica que, no Brasil, caem cerca de 77,8 milhões de raios por ano.

O alto índice de incidência de raios, segundo o ELAT, ocorre porque o Brasil é o maior país em zona tropical do planeta. Nos trópicos, o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.

A pesquisa ainda indica que, anualmente, cerca de 130 pessoas morrem atingidas por raios no Brasil. As circunstâncias em geral envolvem: trabalhadores rurais; pessoas em casa, próximas à redes elétricas ou hidráulicas; praticantes de atividades na água; e pessoas próximas a praias, rios, piscinas ou embaixo de árvores.

Anualmente, cerca de 130 pessoas morrem atingidas por raios no Brasil

PREVENÇÃO
O eletricista Fernando Ferreira ressalta que, mesmo dentro de casa, é preciso tomar alguns cuidados para se proteger das tempestades de raios.

– Existem duas formas de evitar que isso aconteça. A primeira é ter um para-raios; assim, quando um raio é desviado na sua direção, o para-raios o puxa em direção a ele. O para-raios consiste num sistema de aterramento, porque toda energia tende a buscar a terra, e a fiação elétrica acaba atraindo a energia do raio. A outra forma é por meio de aterramento na casa. O aterramento consiste numa barra de cobre que é fixada no chão e nela é conectado um cabo que conecta todas as tomadas da casa num pino central, no caso de essas tomadas de três pinos – salienta.

Fernando Ferreira, fundador da Fertec, empresa de manutenção Foto: Reprodução

Fernando informa ainda que a descarga recebida pelo jovem Lucas, que mexia no celular, poderia ser evitada e explica como a situação pode ter ocorrido.

– Nesse caso, se a tomada estivesse aterrada, e o carregador tivesse uma tomada com aterramento, [como a de três pinos], a situação poderia não acontecer. No caso dele, o raio provavelmente atingiu a rede elétrica e [a energia] foi conduzida aos pontos que estavam conectados na tomada. Ele, como estava mexendo no celular conectado e, provavelmente, estava descalço, a energia passou por ele e aterrou – afirma.

O especialista também orienta sobre o que fazer com os aparelhos elétricos durante uma tempestade de raios.

– O melhor é retirar todos os aparelhos possíveis da tomada pra evitar [problemas] no caso de raios atingirem sua rede elétrica. Tempos atrás, as televisões possuíam antenas nos telhados, o que já causou muitos acidentes… televisões explodiram ao sofrerem a descarga de um raio que atingiu a antena da TV – destaca.

Leia também1 Vídeo: Vereador quase é atingido por um raio e registra ocorrido
2 Vacina da Johnson & Johnson apresenta imunidade duradoura
3 EUA realizam as duas últimas execuções da gestão Trump
4 Companheira de Paulinho, do Roupa Nova, briga por herança
5 Doria volta atrás, e quilombolas retomam prioridade na vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.