Leia também:
X Janaina diz que gênero é experimento com crianças

CNMP nega afastar Dallagnol por causa de Renan Calheiros

Senador entrou com uma reclamação contra o procurador no conselho

Henrique Gimenes - 10/09/2019 15h54

Deltan Dallagnol é coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato Foto: PT/Lula Marques

Nesta terça-feira (10), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou o afastamento do procurador da República, Deltan Dallagnol, de seu cargo. A decisão, por unanimidade, faz parte de uma reclamação de senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O parlamentar questionou declarações feitas por Dallagnol em suas redes sociais. Para o senador, as mensagens do procurador tinham por objetivo influenciar em sua eleição para Senado. Uma das declarações afirmava que, se Renan Calheiros fosse eleito, projetos contra a corrupção teriam maior dificuldade em serem aprovados.

O relator do caso no CNMP foi o corregedor Orlando Rochadel. Ele entendeu que Deltan Dallagnol não devia ser afastado, entendimento que foi seguido pelos outros membros. Rochadel, no entanto, votou pela abertura de um processo administrativo que deve resultar em uma censura.

Para o relator, Dallagnol “ao se manifestar sobre processo eletivo para presidência no Senado, com a finalidade de descredenciar o reclamante perante a opinião pública, comprometeu a imagem dos demais membros do Ministério Público, em especial no exercício da função eleitoral, que atuam de maneira imparcial para garantir a lisura das eleições de todo o Brasil”.

Após o voto do relator, o caso foi suspenso.

Leia também1 Filho do ex-ministro Edison Lobão é preso na Lava Jato
2 STF arquiva inquérito contra Renan Calheiros e Barbalho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.