Leia também:
X Professor é procurado por estuprar meninas de 6 e 9 anos

CNJ vai investigar juiz do caso Mariana Ferrer por omissão

A maioria dos conselheiros entendeu que o juiz deveria ter feito intervenções contra os excessos do advogado do acusado contra a vítima

Pleno.News - 24/05/2023 21h07 | atualizado em 25/05/2023 11h41

Sede do CNJ Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ

Nesta terça-feira (23), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por maioria, abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Rudson Marcos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que é acusado de omissão no caso Mariana Ferrer.

O relator da Revisão Disciplinar, o conselheiro Sidney Madruga, entendeu que houve falha na atuação do magistrado durante a audiência que colheu o depoimento da vítima.

Madruga e outros conselheiros entenderam que a questão demonstrou uma falha sistêmica, que envolveu não apenas o juiz, mas também o Ministério Público e o advogado do acusado.

A investigação sobre omissão se dá pelos episódios de “exaltação e conflituosidade” do advogado do acusado que, por diversas vezes, se excedeu com a vítima sem que o juiz interferisse.

– Um verdadeiro quadro de animosidade e desrespeito que exigia do magistrado posições mais firmes, voltadas a restabelecer a ordem dos trabalhos. Caberia, portanto, nos termos dos arts.2126, 2517 e 7948 do Código de Processo Penal, zelar pela lisura da audiência, sob sua presidência, reprimindo perguntas impertinentes, ofensivas e completamente estranhas à causa, o que não ocorreu – disse o relator.

Os conselheiros que votaram contra a abertura do PAD entenderam que várias vezes o juiz interferiu e que não há justificativa plausível para instauração de um processo contra Rudson Marcos.

A presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, votou a favor do relator por acreditar que é o juiz quem tem poder de polícia na condução de uma audiência.

– Pode permitir que uma das partes seja achincalhada? Entendo que não. Se não pode, ao não ter uma intervenção mais efetiva, se omitiu. Isso é suficiente para condená-lo? Talvez não, mas para apurar seu comportamento, sim – disse a ministra.

Leia também1 Buscas por Madeleine McCann seguem até 5ª feira, diz polícia
2 Jeff Machado: Saiba quem era ator encontrado morto em baú
3 Mercosul e União Europeia: Acordo pode sair até fim do ano
4 Lula deixa mulheres de fora e escolhe 2 homens para o TSE
5 Yudi Tamashiro é diagnosticado com Burnout, diz esposa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.