Leia também:
X Guarda Municipal afasta envolvidos em confusão

CNJ discute se cartório pode registrar união poliafetiva

Relator do processo votou pela proibição do registro de relações entre três ou mais pessoas

Henrique Gimenes - 26/04/2018 19h24

CNJ discute se cartórios podem registrar união entre três ou mais pessoas Foto: Pixabay

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a analisar, nesta semana, se permite que cartórios do país possam registrar relações poliafetivas, que envolvem mais de duas pessoas, como união estável. A medida acontece após uma representação da Associação de Direito de Família e Sucessões (Adfas) feita em 2016 para regulamentar o reconhecimento desse tipo de relação.

A corregedora nacional de Justiça Nancy Andrighi, havia orientado aos cartórios para suspenderem o reconhecimento desse tipo de união até que o assunto fosse discutido pelo CNJ.

O pedido da Adfas aconteceu após algumas relações poliafetivas terem sido sido escrituradas em cartórios no país. Uma delas envolvia três homens e duas mulheres. A associação considera que as uniões seriam inconstitucionais já que a Constituição considera apenas como união estável a que é formada por duas pessoas.

Na terça-feira (24), o caso entrou em discussão com o voto do relator do processo e atual corregedor, João Otávio de Noronha. Para ele, os cartórios não devem reconhecer a união entre três ou mais pessoas já que “o conceito constitucional de família, o conceito histórico e sociológico, sempre se deu com base na monogamia”.

O processo, no entanto, ainda não tem data para voltar a ser discutido, já que o o conselheiro Aloysio Corrêa pediu vista e o julgamento foi suspenso.

Leia também1 Venezuela: Refugiados recebem doação de R$ 10 mi
2 Juíza não vê urgência e nega exame médico para Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.