Cientista político expõe hipocrisia do governo Lula
Lajst lembra que a gestão petista defende ditaduras, mas se diz defensora dos direitos humanos
Leiliane Lopes - 17/04/2025 21h59 | atualizado em 24/04/2025 13h46

Durante entrevista ao Pleno.News nesta quinta-feira (17), o cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs, criticou a postura do governo brasileiro em relação ao conflito no Oriente Médio. Segundo ele, a falta de condenação ao Hamas e o distanciamento em relação à comunidade judaica brasileira têm comprometido a credibilidade do Brasil no cenário internacional.
– Isso enfraquece a posição do Brasil internacionalmente, porque os países e as pessoas estão olhando que o Brasil está é criticando Israel, não criticando o Hamas, fazendo notas de relatórios a Israel e não condenando o Hamas, não lembrando o 7 de outubro, não encontrando a liderança da comunidade judaica nenhuma vez desde o 7 de outubro – afirmou Lajst.
O especialista também questionou a coerência dos posicionamentos internacionais do governo que apoia ditaduras mas, ao mesmo tempo, se diz defensor dos direitos humanos.
– Fazer nota apoiando a Venezuela, apoiando a Cuba ou apoiando a Rússia ou ir para a Rússia, para o Brics, para a reunião agora em junho. Isso mostra uma falta total de responsabilidade para os próprios valores que eles dizem proteger – criticou.
Vale lembrar que a postura do governo Lula diante do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas fez o petista ser declarado “persona non grata” pelo governo israelense. Na ocasião, durante uma coletiva de imprensa na Etiópia em 2024, Lula comparou a situação dos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. A fala foi classificada por Israel como antissemita e ofensiva à memória das vítimas do Holocausto.
Assista:
Leia também1 Alckmin celebra recorde de turistas no Brasil com meme de Lady Gaga
2 Tagliaferro cogitou deixar Brasil e falou com Eustáquio, diz site
3 Brasil passa de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
4 Zelensky acusa China de fornecer armas à Rússia; saiba mais
5 André Lajst: "O governo Lula fala uma coisa, mas faz outra"