Leia também:
X Chuva ajuda a controlar fogo na Chapada dos Veadeiros

Zoo de Brasília recebe animais da Chapada dos Veadeiros

Aves, mamíferos e roedores da fauna da região foram resgatados do incêndio

Camille Dornelles - 30/10/2017 10h35 | atualizado em 30/10/2017 10h40

Voluntários fazem curso de capacitação no Zoológico de Brasília para tratar de animais Foto: Agência Brasília/Dênio Simões

A partir desta segunda-feira (30), o Jardim Zoológico de Brasília recebe os animais resgatados do incêndio que assola o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros desde o dia 17. A fundação trata dos machucados para depois devolvê-los à natureza.

O diretor-presidente do zoo, Gerson Norberto, explica que 62 voluntários foram chamados e capacitados para receber grande volume de animais, principalmente filhotes e aves. Ele alerta, porém, que a maior parte da fauna foi afugentada.

– O melhor combate hoje para evitar animal machucado é o cuidado no tráfego, com redução de velocidade nas estradas e mais atenção dos motoristas – disse Norberto.

Além da capacitação dos voluntários e do espaço, o Zoológico também instalou duas bases de apoio com medicamentos, kits cirúrgicos e equipamentos para o manejo de animais. No entanto, o zoo precisa de doações de materiais para suprir com tranquilidade a demanda.

A organização civil Rede Contra Fogo faz a captação das doações através de campanha online. Ela já arrecadou R$ 498 mil para a criação de oito brigadas de voluntários que monitoram a aparição de novos focos de incêndio.

LEIA TAMBÉM
+ Chuva ajuda a controlar fogo na Chapada dos Veadeiros
+ Leonardo DiCaprio posta foto de incêndio na Chapada
+ Incêndio atinge prédios do Ibama e ICMBio no Amazonas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.