Zoe Martínez quer criar o “Dia do Combate ao Comunismo” em SP
Data seria celebrada anualmente no dia 20 de outubro
Leiliane Lopes - 27/06/2025 19h01 | atualizado em 01/07/2025 19h08

A vereadora Zoe Martínez (PL) protocolou nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de São Paulo, um projeto de lei que propõe a criação do “Dia do Combate ao Comunismo e Conscientização sobre a Ditadura em Cuba”, a ser celebrado anualmente em 20 de outubro.
A data escolhida faz referência ao Dia da Cultura cubana. De acordo com o projeto, o objetivo é promover ações educativas sobre a cultura do país e os impactos da ditadura, além de alertar para os riscos de regimes comunistas.
Na justificativa da proposta, Zoe, que é cubana, diz que o intuito é “promover o diálogo entre a sociedade civil e o governo local acerca da necessidade de combater o comunismo, bem como divulgar a cultura cubana e os impactos que esta sofreu sob um regime autoritário”.
– A cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina e lar de muitos imigrantes cubanos, está em posição privilegiada para realizar uma ação com palestrantes e artistas cubanos, abordando os problemas que o comunismo trouxe àquele belo país – diz outra parte do texto.
A proposta prevê campanhas públicas organizadas pelo Executivo municipal e atividades como exposições, palestras e apresentações culturais, com participação de imigrantes cubanos.
O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Câmara antes de seguir para votação em plenário.
Leia também1 BC: Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
2 Governador do RJ tem vitória no STF por unanimidade; entenda
3 Brasileiro que matou adolescente com espada pega prisão perpétua
4 Brasileiras adiam maternidade e têm menos filhos, diz IBGE
5 Eyshila grava 2ª parte do DVD de 30 anos: "Noite de celebração!"