Leia também:
X Testemunhas do caso Tatiane Spitzner passam a ser ouvidas

Witzel quer importar táticas de Israel para combater crime

Governador eleito disse que problemas do RJ são parecidos com os do país do Oriente Médio

Jade Nunes - 11/12/2018 08h26

O governador eleito Wilson Witzel em visita a Israel Foto: Divulgação/Ricardo Minussi

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, comparou nesta segunda-feira (10) os problemas de segurança pública do estado aos de Israel. Ele está no país do Oriente Médio desde o dia 4 para debater um acordo de cooperação técnica no setor com o país e conhecer tecnologias de combate ao crime, como drones capazes de atirar durante voos.

– Os problemas que existem em Israel são muito parecidos com os que nós temos hoje no estado do Rio de Janeiro, temos grupos armados similares a grupos terroristas. Organizações criminosas que estão cooptando áreas do nosso território e que as utilizam para o comércio de drogas e fazem com que as pessoas que lá vivem sejam submetidas a todo tipo de violência – afirmou o futuro governador em entrevista na frente do Knesset, o Parlamento israelense, em Jerusalém.

Questionado sobre se vê uma relação entre as táticas aplicadas no combate a ações terroristas em Israel e seu possível uso no Rio de Janeiro, Witzel ressaltou que não as considera apenas válidas em guerras, mas em um cenário como o do combate ao narcotráfico.

– Você tem várias populações de origens diversas que estão em áreas de conflito. Não é uma técnica de guerra que se utiliza para combater o terrorismo. São utilizadas técnicas mais aprimoradas para evitar que as pessoas que estejam ao redor sofram – disse.

– O terrorismo é muito semelhante ao crime organizado, e por isso as técnicas utilizadas não são de guerra, são de neutralização das ameaças que precisam ter um certo protocolo, mas precisam de frações de segundo para se tomar uma decisão – acrescentou.

Witzel também afirmou não temer críticas por importar estratégias que Israel usa em seu combate a organizações terroristas.

– Não estou comparando traficante com palestino (que comete ações terroristas). Meu objetivo é utilizar técnicas que sejam efetivas no combate ao terrorismo e que possam ser usadas contra traficantes. Não podemos permitir que eles continuem andando no Rio de Janeiro de fuzil e aterrorizando a população – declarou.

O governador eleito antecipou que pretende voltar a Israel no próximo mês para ratificar os acordos sobre segurança que costura com autoridades do país.

– (A atual visita) foi um momento de conversas, mas em janeiro, já empossado, pretendo voltar a Israel e assinar os convênios que nós faremos com o Ministério da Defesa para treinamento dos policiais, troca de informações – explicou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Filha de João de Deus o acusa de estupro e move ação
2 RJ: Alerj vota prorrogação do estado de calamidade até 2023
3 Ladrões invadem igreja e roubam presentes de crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.