Leia também:
X Durante evento em São Paulo, Lula ataca Tarcísio de Freitas

Vídeo: Policial militar agride estudantes em escola do Rio

Caso foi registrado e divulgado nas redes sociais

Kleber Pizão - 25/03/2026 15h45 | atualizado em 25/03/2026 19h27

Policial militar agride estudantes no Rio de Janeiro Foto: reprodução/x

Um policial militar agrediu dois estudantes na Escola Estadual Senor Abravanel (antigo Amaro Cavalcanti), no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (25). A confusão teria começado após os jovens, que não são alunos da unidade, terem descumprido a ordem da direção e invadido o pátio.

João Herbela, de 23 anos, diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ; Mirassol Lopes, de 20 anos, presidente da Associação Municipal dos Estudantes do Rio de Janeiro (Ames Rio); e Theo Oliveira, de 18 anos, diretor da Ames Rio, foram até o local, convidados pelo grêmio estudantil da escola, para participar de um ato contra um professor acusado de assédio.

Agentes do programa Segurança Presente foram chamados, entre eles, o subtenente do Batalhão de Choque, autor das agressões, que não teve o nome divulgado. Ele orientou que os jovens deixassem o local, mas o grupo alegou que tinha “direito de estar ali enquanto uma entidade estudantil”.

O agente então se aproxima de Mirassol, que diz para ele não encostar nela. Nesse momento, o policial se exaltou e desferiu dois tapas contra a estudante trans. Theo se aproximou para tentar intervir e levou um soco no rosto, chegando a cair no chão. O vídeo termina logo em seguida. A gravação foi publicada nas redes sociais. Todos os estudantes foram detidos.

A Polícia Militar disse, em nota, que, diante dos fatos, o subtenente foi afastado preventivamente. A Secretaria Estadual de Educação também lamentou o ocorrido.

Confira nota publicada pela Polícia Militar:
O comando da Corporação, diante da gravidade dos fatos contidos nas imagens captadas na referida unidade de ensino, determinou que a Corregedoria-Geral instaure um procedimento para apurar a conduta do agente de maneira imediata.

O militar já foi identificado e será encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Nesse contexto, o policial foi preventivamente afastado do serviço das ruas.

A Polícia Militar reitera seu compromisso institucional de atuar em defesa da sociedade e de sempre apurar com a atenção e transparência necessárias a conduta de seus policiais em serviço.

Veja a nota da Secretaria Estadual de Educação:
A Secretaria Estadual de Educação lamenta o ocorrido e reforça que não compactua com qualquer forma de violência no ambiente escolar, prática incompatível com os princípios que orientam a educação pública. A Seeduc prestará todo apoio aos estudantes envolvidos e seus familiares.

A direção da unidade acionou a Polícia Militar durante um protesto de alunos de forma preventiva, com o objetivo de garantir a segurança de todos e preservar um ambiente adequado ao diálogo. A Secretaria destaca que toda atuação em espaço escolar deve respeitar rigorosamente os protocolos, os estudantes e o uso adequado dos procedimentos.

A Seeduc reafirma seu compromisso com um ambiente escolar seguro, acolhedor e respeitoso para toda a comunidade.

Leia a nota publicada pelas entidades estudantis:
O Centro Acadêmico de Serviço Social manifesta seu mais profundo repúdio à ação violenta da Polícia Militar contra estudantes e dirigentes do movimento estudantil, brutalmente agredidos no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti enquanto exerciam seu legítimo direito de organização e luta em defesa de um ambiente educacional seguro.

Lutar não é crime, é direito!

Assista o vídeo publicado pela Ames Rio:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por União Estadual das Estudantes (@ueerj)

Leia também1 Cunhado de Vorcaro troca defesa e mira acordo de delação
2 Saiba como Bolsonaro recebeu notícia sobre prisão domiciliar
3 Petistas pedem afastamento de Viana da presidência da CPMI
4 Senadores acionam STF para forçar instalação de CPI do Master
5 Médico diz que Jair Bolsonaro deverá ter alta nesta sexta-feira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.