CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X “Fantástico”! Damares elogia pronunciamento de Bolsonaro

Vídeo mostra saída de presos que cumprirão pena em casa

Medida contempla presos do regime semiaberto

Ana Luiza Menezes - 31/03/2020 21h12 | atualizado em 31/03/2020 21h42

Complexo Penitenciário da Papuda Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília/Divulgação

Uma determinação da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) permitiu que internos do regime semiaberto que cumprem pena nas cadeias do Distrito Federal sejam beneficiados com prisão domiciliar.

A decisão foi tomada pela juíza da VEP, Leila Cury, há 10 dias. Desde então, 238 detentos já passaram a cumprir pena em regime domiciliar.

Nas próximas semanas, é possível que a decisão permita quase 600 detentos possam ir para casa.

A pandemia do novo coronavírus foi o que motivou a decisão da magistrada. Segundo o portal de notícias, Metrópoles, uma força-tarefa foi montada para analisar cada caso. Foram contemplados detentos com bom comportamento e ausência de faltas graves.

Também no Distrito Federal, o subsecretário da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), delegado Adval Cardoso de Matos, explicou que os internos liberados para a prisão domiciliar têm suas rotinas monitoradas.

– Nosso objetivo é que os internos cumpram o regime aberto seguindo uma série de restrições, como cumprimento de horários para estarem em casa ou a proibição de frequência em determinados estabelecimentos, como bares – disse.

Em redes sociais, vídeos mostraram presos saindo do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, e se encontrando com familiares.

Leia também1 Bolsonaro tem direito de ir e vir, afirma AGU à Justiça
2 Secretária de Saúde do Rio está com Covid-19
3 Exército constrói hospital de campanha com 1.200 leitos

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo