Leia também:
X Augusto Nunes critica Moraes: ‘Maior ameaça à democracia’

Vereadores rejeitam cotas para pessoas trans em concursos públicos

A votação foi marcada por troca de ofensas no Plenário

Monique Mello - 19/11/2021 14h42 | atualizado em 19/11/2021 15h37

Plenário da Câmara de Niterói Foto: Ascom Câmara Municipal de Niteroi

Nesta quinta-feira (18), vereadores da Câmara Municipal de Niterói rejeitaram o Projeto de Lei 29/2021, de autoria da vereadora trans Benny Briolly (PSOL), que previa 2% de cotas para pessoas trans em concursos públicos da Prefeitura.

Dos 21 vereadores, 20 votaram, sendo 13 contrários e 7 favoráveis ao projeto. A proposta também é de coautoria dos vereadores Prof. Túlio, Paulo Eduardo Gomes (ambos do PSOL), Verônica Lima (PT), Walkiria Nictheroy (PCdoB) e Binho Guimarães (PDT).

O vereador Douglas Gomes (PTC) votou contra o projeto e justificou seu voto:

– Quem coloca um projeto desse deve achar que os travestis são incapazes de passar em concurso público. Todos nós somos iguais. Faço agradecimento a essa casa. Isso que aconteceu nessa casa foi lindo. Cada um expondo seu ponto de vista, e a maioria venceu – comentou.

Durante a votação, houve tumulto e troca de ofensas no plenário da Câmara.

Enquanto Benny Briolly argumentava que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, um grito vindo das galerias acusava a parlamentar de mentir sobre os dados. Logo depois, Douglas Gomes endossou a acusação de que os dados eram enganosos:

– Para superar esse ranking, o Brasil, em Niterói, teve uma travesti preta, a mulher mais votada da cidade […] Não tive pouquíssimos e contados votos de quoeficiente que nem o fascista que está aqui nesta Casa – disse Benny.

Douglas prontamente se manifestou e ameaçou dar voz de prisão a um apoiador de Benny que o chamou diretamente de “facista de m****”.

– Eu fui chamado de fascista de m****? Repete isso que eu te dou, vou te dar voz de prisão agora. Isso é injúria, artigo 140 do Código Penal. Vai abrir precedente para ofenderem os vereadores da Casa, presidente […] Eu quero encontrar com esse cidadão. Estou te dando voz de prisão, vou te levar para a 76ª [Delegacia Policial, no Centro] e solicito o apoio da Casa para que isso aconteça – disparou o vereador.

Leia também1 Pastor critica comerciais LGBT, é denunciado e precisa se retratar
2 TJ-SP nega pedido para plano de saúde cobrir "mudança de sexo"
3 Polícia intima professora por ensinar "conteúdo esquerdista"
4 'O gado segue os homofóbicos em nome de Deus', diz Xuxa
5 Em clima de pré-campanha, José de Abreu lança autobiografia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.