Leia também:
X Vídeo: Ladrões roubam geladeira de cabine da PM e são presos no RJ

Vereadores propõem dia de alerta sobre os riscos do aborto no Rio

Data visa apoiar campanhas de conscientização sobre o assunto

Pleno.News - 06/06/2025 21h51 | atualizado em 06/06/2025 21h52

Vereador Marcos Dias Foto: Guilherme Nery/CMRJ

Os vereadores Marcos Dias (Podemos) e Dr. Rogério Amorim (PL)apresentaram, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, um projeto de lei para criar o Dia Municipal de Conscientização sobre os Riscos do Aborto, a ser lembrado todo 10 de dezembro.

A data foi escolhida por coincidir com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A proposta quer promover ações educativas sobre os impactos físicos e emocionais do aborto e estimular o debate em escolas, igrejas, unidades de saúde e comunidades.

O projeto também busca incentivar políticas públicas de apoio à maternidade e valorização da vida, oferecendo orientação e acolhimento às mulheres. Para os autores, é uma resposta à falta de informação no debate sobre o tema.

– Nosso compromisso é com a verdade e com a proteção da vida. O aborto deixa marcas profundas na história de muitas mulheres, e precisamos garantir que elas sejam acolhidas, orientadas e respeitadas. Defender a vida não é imposição, é responsabilidade social, moral e espiritual – disse o vereador Marcos Dias, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele também atua como pastor auxiliar da Assembleia de Deus em Santa Cruz.

Segundo ele, o objetivo é mostrar que o aborto deixa marcas e que as mulheres precisam ser apoiadas.

– A cultura de descarte não pode prevalecer. O Rio precisa dar exemplo de responsabilidade com suas futuras gerações. Vamos seguir trabalhando por uma cidade que valoriza a vida desde o ventre até a velhice – completou.

O projeto já recebeu parecer favorável de comissões como Justiça e Redação, Administração e Direitos Humanos, e segue para análise de outras frentes legislativas antes de ser levado à votação em plenário.

Leia também1 Ministério desclassifica oito marcas de azeites por fraude
2 Vídeo: Ladrões roubam geladeira de cabine da PM e são presos no RJ
3 Carla Zambelli afirma que se apresentará à Justiça italiana
4 Gleisi é corrigida após associar Bolsonaro ao aumento do IOF
5 Moraes será relator do pedido do PL contra aumento do IOF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.