Vereador trans pede liberação de “nome social” para crianças
Medida fere resolução do Conselho de Educação, que exige autorização dos pais para alteração
Paulo Moura - 23/01/2021 22h13 | atualizado em 23/01/2021 23h20

Um projeto de lei polêmico proposto pelo vereador transexual Benny Briolly (PSOL-RJ), pretende liberar o uso do chamado “nome social” por crianças e adolescentes em escolas e outros ambientes públicos sem precisar da anuência dos pais. A medida foi protocolada no último dia 19 na Câmara Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro.
Segundo o projeto, nome social é caracterizado como o nome pelo qual pessoas transgêneros e travestis decidem “ser reconhecidas, identificadas e denominadas”, em contraste com o nome oficialmente registrado nos documentos de identificação.
Caso seja aprovado, o projeto também prevê que a adoção da alteração do nome se estenda a ambientes institucionais municipais, a exemplo de hospitais, postos de saúde e centros de assistência social.
A medida, porém, fere uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2017, que trata sobre o tema. No documento, o CNE estabelece que tais alterações para menores de 18 anos precisam de anuência dos pais ou responsáveis, o que não consta no projeto de Briolly.
Apesar de sequer ter sido analisada pelo plenário da Câmara de Niterói, a pauta já tem sofrido duras críticas de parlamentares conservadores. O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), por exemplo, afirmou que a medida é uma tentativa de “empurrar goela abaixo” a ideologia defendida pelo grupo político do vereador.
– Essas pessoas querem fazer com que o mundo deles se torne o da sociedade. Que sua realidade seja reproduzida para os demais. Todo mundo pode ser feliz, mas não queiram empurrar goela abaixo das pessoas. Esse projeto é ‘natimorto’ – disse.
Leia também1 Twitter se nega a remover vídeo com pornografia infantil do ar
2 Gilmar suspende julgamento sobre foro de Flávio Bolsonaro
3 Ordem de Biden sobre direitos LGBT cita banheiro para crianças
4 Bolsonaro diz que distribuição de vacinas da Índia começa sábado
5 Menina de 10 anos morre durante desafio do TikTok