Leia também:
X Com “vida modesta”, Witzel contrata ex-ministro do STF

Velório é interrompido para coleta de teste de Covid. Vídeo!

Familiares ficaram indignados com a situação. Enterro foi atrasado por duas horas

Gabriela Doria - 19/05/2020 17h28 | atualizado em 19/05/2020 19h58

Profissional de saúde interrompeu velório para testar falecido para Covid-19 Foto: Reprodução

Um velório na cidade de Barras, no Piauí, foi interrompido para a realização da coleta de material para testar a presença do novo coronavírus no falecido. Amigos e parentes velavam o corpo de Genival dos Santos, de 53 anos, quando uma profissional de saúde do município chegou ao local e comunicou a necessidade do procedimento.

Nas redes sociais, circula um vídeo em que parentes questionam o motivo da coleta estar sendo feita naquele momento e não quando Genival ainda estava internado. O enterro foi atrasado por duas horas por causa do exame, o que contraria as normas de saúde para funerais de pessoas mortas por Covid-19.

O resultado do exame saiu nesta terça e deu negativo para coronavírus.

View this post on Instagram

Um velório na cidade de Barras, no Piauí, foi interrompido para a realização do teste do novo coronavírus no falecido. Amigos e parentes velavam o corpo de Genival dos Santos, de 53 anos, quando uma profissional de saúde do município chegou ao local e comunicou a necessidade do procedimento. Saiba mais em nosso site (link na bio @plenonews) e nos stories.⠀⠀ ⠀⠀ #PlenoNews

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

De acordo com o Hospital Regional Leônidas Melo, Genival, que era diabético, foi internado no sábado (16) com hiperglicemia. Ele morreu no domingo (17) por complicações da doença.

Em nota, a unidade de saúde disse que o paciente não tinha sintomas de Covid-19 e que isso “afastou a necessidade de realização do exame”.

Já a Prefeitura de Barras alegou que o exame foi feito porque a vítima “era jovem e faleceu por comorbidade, diabetes”. A diabetes é uma das comorbidades que mais leva pacientes com Covid-19 a óbito.

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), há a recomendação para que se faça testes de Covid-19 para mortes nestas condições.

– Como o corpo já não se encontrava mais no hospital, a Sesapi orientou que pudéssemos ir ao velório realizar a coleta – disse a prefeitura.

Leia também1 Família abre caixão em velório e 5 se contaminam por Covid
2 Família abre caixão de 'morta' por Covid e acha outro corpo
3 Carro funerário leva vítima da Covid para mãe se despedir

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.