Leia também:
X Steve Wozniak não virá mais para a Campus Party Brasil

Veja 8 desastres nos desfiles do Carnaval de Rio e SP

Acidentes e incêndios arranham a imagem da festa e reacendem debates sobre segurança dos desfiles

Henrique Gimenes - 01/02/2018 18h32 | atualizado em 05/02/2018 15h50

Acidentes no carnaval arranham imagem da festa Foto: Riotur/Tata Barreto

O carnaval é um período de festas, com muita cor e muita animação que é esperado por grande parte do povo brasileiro. No entanto, os desfiles do carnaval de 2017 do Rio de Janeiro registraram acidentes que acabaram arranhando a imagem do evento e geraram dúvidas sobre a preocupação dos organizadores com a segurança.

No pior deles, mais de 20 pessoas ficaram feridas e uma morreu. Essa situação, porém, não é tão incomum, já que outros acidentes foram registrados em outros anos. O Pleno.News preparou uma lista com alguns deles, ocorridos nos desfiles de carnaval do Rio e de São Paulo.

Confira:

Incêndio em carro da Viradouro

Em 1992, a escola de samba Unidos da Viradouro, do Rio de Janeiro, entrou com o tema A Magia da Sorte Chegou, que retratava a história dos ciganos. No entanto, um incêndio no carro Ciganos da Rússia, já no final do desfile, assustou todos os presentes. Na ocasião, 22 pessoas estavam em cima do carro. Mesmo com o fogo ninguém se feriu.


Atriz cai de carro alegórico da Unidos da Tijuca

Em 2003, a atriz Neuza Borges desfilava em cima de um dos carros alegóricos da Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro. Ela, porém, acabou sofrendo uma queda com consequências sérias. A atriz passou por uma cirurgia na bacia e precisou colocar 22 pinos, além de uma placa de titânio nos joelhos. A agremiação foi condenada a pagar uma indenização de R$ 700 mil para Neuza.

Neuza Borges recebeu R$ 700 mil de indenização Foto: Reprodução/TV Record

Enfeite de Rainha de bateria da Mocidade Alegre pega fogo

Em 2006, durante os desfiles do carnaval de São Paulo, a Rainha de bateria da Mocidade Alegre, Nani Moreira, sofreu um acidente com sua própria fantasia. Ela realizava um desfile usando um adereço na cabeça com fogos de artifício. No meio da performance, o acessório acabou pegando fogo. Nani Moreira não sofreu ferimentos graves e acabou voltando para o desfile.


Fogo em carro alegórico da Unidos da Tijuca

Outro incêndio aconteceu nos desfiles, só que em 2007. Na ocasião, a escola que sofreu com o fogo foi novamente a Unidos da Tijuca, desta vez em seu carro abre-alas. A figura do diabo era retratada na alegoria. As chamas começaram no braço da estátua. Apesar do acidente, ninguém ficou ferido.


Integrante de escola fica prensado em carro alegórico

O ano era 2007 e a Tom Maior, escola de São Paulo, veio com o tema sobre os trabalhadores e sindicatos. Pouco antes de entrar na avenida, um jovem de 24 anos acabou sendo prensado no meio de um carro alegórico dividido em duas partes. Apesar dos ferimentos, o jovem acabou ficando bem.

Carro em que o jovem ficou prensado Foto: Reprodução/TV Globo

Incêndio na Cidade do Samba

Apesar do desastre não ter acontecido propriamente na avenida, seus resultados puderam ser vistos no desfile. Em 2011, um incêndio atingiu um dos barracões da Cidade do Samba, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Três escolas foram afetadas, a Portela, a União da Ilha do Governador e a Acadêmicos do Grande Rio. Mais de 8 mil fantasias foram destruídas e carros alegóricos foram incendiados. No entanto, ninguém ficou ferido. A Prefeitura da cidade conseguiu recursos com a iniciativa privada e as agremiações acabaram conseguindo desfilar.

Incêndio destrói barracões na Cidade do Samba em 2011 Foto: Reprodução/TV Globo

Carro alegórico da Paraíso da Tuiuti atinge 20 pessoas

Dois acidentes atingiram o carnaval do Rio de Janeiro em 2017. No primeiro, e mais grave deles, diversas pessoas foram atingidas por um carro alegórico da Paraíso do Tuiuti. O motorista perdeu o controle do veículo e imprensou diversas pessoas junto à grade que separa a arquibancada da pista. Vinte pessoas ficaram feridas. Diferente dos outros anos, porém, uma das vítimas acabou morrendo.

Carro da Paraíso do Tuiuti que atingiu 20 pessoas Foto: Reprodução/TV Globo

Acidente com carro da Unidos da Tijuca deixa 12 feridos

O outro acidente nos desfiles de 2017 foi, mais uma vez, com um carro alegórico da Unidos da Tijuca. Durante a apresentação da escola, parte da estrutura de um dos veículos acabou cedendo e caiu. Doze pessoas ficaram feridas, mas nenhuma com gravidade.

Feridos sendo resgatados após acidente com carro da Unidos da Tijuca Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Leia também1 Bloco Sal da Terra, na Bahia, evangeliza os foliões
2 Conheça Chiquinho, o gato que conquistou a internet

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.