Varíola dos macacos: Brasil tem primeiras transmissões locais
Casos foram registrados no RJ e SP
Thamirys Andrade - 24/06/2022 13h26 | atualizado em 24/06/2022 13h31

Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo informaram que registram seus primeiros casos de transmissão local da varíola dos macacos. No caso dos cariocas, trata-se de dois pacientes do sexo masculino de 25 e 30 anos que não fizeram viagens internacionais recentes. No estado paulista, são três homens infectados com entre 24 e 37 anos, também sem histórico de viagem a nações com registros da doença.
Até o momento, o Brasil soma 16 casos da enfermidade, segundo dados do Ministério de Saúde. O estado mais afetado até então é SP, que soma dez registros, seguido pelo RJ, com quatro notificações. O Rio Grande do Sul tem dois casos positivos.
Autoridades de saúde estão investigando os casos dos pacientes autóctones (transmissão local) a fim de determinar os vínculos da infecção. Segundo as secretarias de saúde carioca e paulista, eles têm apresentado boa evolução clínica.
O Brasil não registrou nenhum caso grave da doença até o momento, apresentando apenas infecções leves.
Na Europa, que acumula mais de 80% dos casos em países não endêmicos, também não há registros de mortes por varíola dos macacos.
Leia também1 OMS avalia decretar varíola dos macacos como emergência de saúde global
2 Varíola dos macacos: Reino Unido quer vacinar homens gays
3 Varíola dos macacos: Primeiro brasileiro infectado recebe alta
4 Portugal emprestará ao Brasil o coração de Dom Pedro I
5 No Brics, Putin responsabiliza "certos países" por crises globais