Leia também:
X Presidente do Inep é demitido do cargo nesta quinta-feira

Vale alerta que barragem pode se romper nos próximos dias

Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, corre risco de tragédia

Ana Luiza Menezes - 16/05/2019 20h56

Vale alertou sobre novo risco de rompimento Foto: Reprodução

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um documento da Vale alerta sobre o rompimento de outra barragem. O texto, obtido pelo Ministério Público de Minas Gerais, se refere ao risco existente na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, que pode sofrer um acidente entre os dias 19 e 25 de maio.

Foi encontrada uma deformação na encosta que garante a estabilidade na cava da mina. O local fica a cerca de 100 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

Dano causado pelo rompimento da barragem em Brumadinho Fotos: EFE/Antonio Lacerda, Lucas Landau, Yuri Edmundo e Paulo Fonseca

Segundo a empresa, se a velocidade de movimento do talude continuar, poderá aconteceu uma ruptura na data informada. Segundo o documento, o movimento gera uma “vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior”.

Por conta da descoberta, o MP recomendou que a mineradora informasse a população da cidade por meio de jornais, rádios e carros de som. Os promotores solicitaram ainda apoio logístico, psicológico e médico, bem como fornecimento de alimentação e transporte para pessoas que possam ser afetadas. A medida visa evitar a tragédia que aconteceu em Brumadinho, em janeiro, que causou a morte de mais de 200 pessoas.

Leia também1 Macarrão ofertado por idoso é leiloado por R$ 12 mil
2 Homem é preso em igreja após matar filha e enteada
3 UFRJ descobre vírus mayaro e alerta para risco de epidemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.