Vacinação fracionada contra febre amarela começa no Rio
Campanha irá acontecer até o dia 9 de fevereiro e pretende imunizar cerca de 7 milhões de pessoas
Henrique Gimenes - 25/01/2018 16h39 | atualizado em 25/01/2018 18h11

A campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela no Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira (25). Além da capital do estado, outras 14 cidades também receberão as doses da vacina. O governo estadual pretende imunizar cerca de 7 milhões de pessoas contra a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que a vacina fracionada será oferecida nas 232 unidades de saúde da cidade até o dia 9 de fevereiro. Além disso, os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica terão a dose fracionada. As demais cidades do estado aplicarão a dose inteira da vacina.
O estado do Rio ainda terá uma campanha intensiva de vacinação no próximo dia 27, chamada de Dia D. Além dos postos de saúde, a dose será aplicada nos quartéis do Corpo de Bombeiros. As vacinas serão distribuídas em todos os 92 municípios do estado, a partir das 8h.
Devem tomar a dose fracionada todos os que tiverem idade entre 2 e 59 anos. Mulheres em fase de amamentação e bebês com mais de 6 meses também podem, assim como idosos, desde que tenham recomendação médica. As doses só precisarão ser reforçadas após um período de oito anos.
No entanto, alguns grupos não podem tomar a vacina. Confira aqui.
Leia também1 São Paulo inicia campanha contra a febre amarela
2 Receita caseira contra a febre amarela funciona?
3 Febre amarela: MG decreta situação de emergência