Leia também:
X PSDB oficializa Alckmin como pré-candidato à Presidência

Vacina da febre amarela será estendida para todo o país

Ministério da Saúde quer cobertura total até 2019

Gabriela Doria - 20/03/2018 20h20 | atualizado em 21/03/2018 08h27

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que irá estender a cobertura da vacina contra a febre amarela para o todo o país até abril de 2019. Segundo o ministro da pasta, Ricardo Barros, o objetivo é prevenir que doença se espalhe pelo país caso o vírus consiga circular por áreas maiores.

Vacina contra a febre amarela será aplicada em todo o país até abril de 2019 Foto: Agência Brasília/André Borges

Barros pretende ampliar a imunização de maneira gradual. Atualmente, 23 estados tinham recomendação de vacinação, sendo nove deles com imunização parcial. Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, locais onde a vacina é aplicada integralmente em todos os municípios, continuarão com a dose fracionada.

Segundo o calendário do governo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão receber a dose integral em todos os seus municípios em julho. Já em janeiro de 2019, as doses vão se estender também aos estados da região Nordeste, dentre eles Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe e Rio Grande do Norte. Maranhão já faz parte da área onde a vacina já é aplicada.

A febre amarela já fez 300 vítimas fatais entre 1º de julho de 2017 e 13 de março deste ano, segundo um balanço do Ministério da Saúde. Neste mesmo período, foram confirmados 920 casos da doença. O órgão recebeu, até o momento, 3.483 casos suspeitos. 1.794 foram descartado e 769 ainda estão sendo investigados.

Leia também1 São Paulo reinicia vacinação contra febre amarela
2 Rio Imagem amplia hora de vacinação contra febre amarela
3 Desde julho, febre amarela já matou 300 pessoas no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.