Leia também:
X No Twitter, Bolsonaro defende nova forma de governar

Unesco propõe imprimir peças do Museu Nacional em 3D

Órgão ligado à ONU ofereceu ajuda para reconstruir acervo destruído

Camille Dornelles - 18/09/2018 14h37

Incêndio atingiu o Museu Nacional Foto: Reprodução/TV Globo

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) defendeu que uma solução para a reconstrução do Museu Nacional é usar impressoras 3D na reconstrução das peças danificadas.

As afirmações foram feitas pela representante Cristina Menegazzi em coletiva de imprensa nesta terça-feira (18). Ela é responsável pelo projeto de auxílio à reforma do Museu pela Unesco.

– Alguns objetos do acervo são únicos, mas outros são duplicatas, ou seja, vários do mesmo tipo. A idea para as obras que são únicas, que não se podem resgatar, é utilizar as informações que já existem – no inventário ou em livros – para reconstituí-las materialmente com as tecnologias 3D, por exemplo – declarou.

Além do órgão da ONU, os governos da França e da Alemanha já haviam oferecido ajuda na reconstrução. De acordo com o diretor do Museu Nacional, Wagner William Martins, o plano para reestruturação ainda será traçado e deve começar em 2019.

O incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional aconteceu na noite do último dia 2 e tomou praticamente todas as instalações do palácio.

Leia também1 Comitiva da Unesco visita palácio do Museu Nacional
2 MAM Rio fará homenagem ao Museu Nacional
3 Homem é detido pichando "Deus" no Museu Nacional

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.