Leia também:
X Deltan recebe advertência por fala sobre ministros do STF

Tremor atinge cidade mineira onde fica barragem de ferro

Sismo assustou moradores e acendeu alerta de autoridades da mineração

Camille Dornelles - 26/11/2019 12h18

Barragem da cidade mineira de Congonhas Foto: Divulgação/CSN

Nesta segunda-feira (25), um tremor de terra assustou moradores de Minas Gerais. Por volta das 20h30, ele atingiu a cidade de Congonhas, que fica a 80 quilômetros da capital Belo Horizonte.

A Universidade de Brasília monitorou o sismo e apontou que o epicentro foi na cidade de Belo Vale. O tremor foi de 3,2 pontos da escala Richter. A passagem do abalo por Congonhas ocasionou os tremores sentidos por moradores. Não foram registrados danos à residências ou vítimas até o momento.

A cidade, onde está Os 12 Profetas, uma das obras principais de Aleijadinho, é também onde fica a barragem de rejeitos de Casa de Pedra, da CSN Mineração (Companhia Siderúrgica Nacional).

A estrutura é considerada de baixo risco, mas tem dano potencial associado considerado alto, em caso de rompimento, segundo o registro na ANM (Agência Nacional de Mineração). É a mineração de ferro mais antiga em operação no país, de acordo com a própria empresa.

– A princípio, a barragem da CSN, já foi feita toda a verificação, in loco, com drones e com piezômetros, e a barragem não apresentou nenhuma anormalidade. Permanece seu nível de estabilidade assegurado. Vamos refinar essas informações ao longo da noite para ter um cenário completo – afirmou o chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente coronel Flávio Godinho.

Por meio de nota, a CSN diz que o tremor não causou nenhuma anomalia nas estruturas do complexo minerário na cidade e que as equipes seguem monitorando a situação, em contato com as autoridades.

*Folhapress

Leia também1 Polícia identifica 255ª vítima da barragem de Brumadinho
2 ES: Vila atingida por rejeitos de Mariana agora encara óleo
3 Vale foi alertada sobre risco de barragem em 2017, diz livro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.