Leia também:
X Deputado pede impeachment de Alexandre de Moraes

TRE forma maioria para tornar Marcelo Crivella inelegível

Julgamento foi adiado após pedido de vista. Mesmo com decisão, prefeito do Rio de Janeiro poderá disputar a reeleição

Pleno.News - 21/09/2020 20h01 | atualizado em 21/09/2020 21h26

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (21), a maioria dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) votou pela inelegibilidade do prefeito da capital, Marcelo Crivella. No entanto, um pedido de vista fez com que a conclusão do julgamento ocorra na quinta-feira (24).

O ação teve por base um pedido do PSOL e outro feito pela Procuradoria Regional Eleitoral do RJ. O relator da ação, desembargador Cláudio Dell’Orto, votou pela inelegibilidade de Crivella e foi acompanhado por outros cinco desembargadores. A sessão foi suspensa após o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pedir mais tempo para analisar o caso.

O pedido do PSOL foi apresentado em 2018 e afirma que o prefeito do Rio de Janeiro cometeu abuso de poder político. Ele se refere a duas ações tomadas por Crivella. A primeira delas foi uma reunião no Palácio da Cidade onde foi realizado o “Café da comunhão”, onde o prefeito do Rio se encontrou com lideranças religiosas e supostamente ofereceu facilidades. Já o segundo foi um encontro de Crivella com equipes da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), onde o prefeito teria promovido a campanha eleitoral do filho.

Apesar da inelegibilidade, Crivella ainda pode concorrer à reeleição até que todos os seus recursos estejam esgotados. Ele ainda pode levar o processo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota, o prefeito do Rio de Janeiro afirmou que entrará com recurso após o julgamento ser “concluído e publicada a decisão”.

Leia também1 TRE irá julgar pedido do PSOL para tornar Crivella inelegível
2 Câmara rejeita mais um pedido de impeachment de Crivella
3 Crivella quer 20 mil pessoas no Maracanã no jogo do Flamengo
4 TRF-2 decide punir Bretas por ato com Bolsonaro e Crivella
5 Crivella: “Se a Globo pagar os R$ 33 milhões, melhoro a saúde”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.