Leia também:
X Capitólio: Sobrevivente relata momentos de terror na tragédia

Capitólio: Sobrevivente diz que viu amigos morrerem

Em entrevista à CNN Brasil, guia turístico afirmou que nunca viu um deslizamento de terra como aquele

Henrique Gimenes - 09/01/2022 21h01 | atualizado em 10/01/2022 15h58

Tragédia em Capitólio (MG) deixou ao menos 10 mortos Foto: EFE/ Cortesía Bomberos de Minas Gerais

Neste sábado (8), um grande bloco de rocha de um dos cânions de Capitólio, em Minas Gerais, despencou e atingiu ao menos quatro embarcações que estavam atracadas no Lago de Furnas. Até o momento já foram contabilizados 10 mortos.

E, neste domingo (9), em entrevista à CNN Brasil, o guia turística Pedro Henrique Cunha Chaves, que estava presente no local, falou sobre a tragédia. Ele relatou o que aconteceu no momento.

– Minha lancha estava praticamente debaixo do paredão. Eu olho para o piloto e falo: “tira. Vamos sair daqui, vamos, vamos. Tá caindo pedra. Vai cair. Sai daqui, sai daqui”. Assim, desesperado. Ele tirou a lancha e, em questão de 50, 100 metros para frente, o paredão caiu, acertando duas lanchas. Graças a Deus a nossa não acertou. Saímos ilesos. Mas o susto é grande – revelou.

O guia turístico disse ainda que perdeu dois amigos “de longa data”.

– Eu perdi dois amigos. Vi amigos de longa data morrerem na minha frente. É um susto que ninguém imagina. Ainda mais a gente, que está acostumado dentro de Capitólio, dentro dos pontos turísticos. Eu estou em pontos turísticos todo dia. Eu vivo daquilo ali, aquilo ali é o sustento da minha casa – ressaltou.

Na entrevista, Pedro ainda afirmou que nunca tinha visto um deslizamento de terra como o ocorrido no local.

– Eu, em toda minha experiência de guia, de Capitólio, eu nunca tinha visto isso. A gente está acostumado a ver tromba d’água. A gente já sabe como são os sinais [de tromba d’água]. Agora, deslizamento de terra foi a primeira, ainda mais com vítima desse jeito – destacou.

O trabalho segue na identificação dos corpos das vítimas. De acordo com médico legista da Polícia Civil, Marcos Pimenta, os corpos estão “bem danificados” e, como as vítimas sofreram um impacto de “altíssima energia”, a identificação é mais difícil.

ALERTA
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando que um grupo tentou alertar as lanchas atingidas minutos antes da queda da rocha.

Leia também1 Capitólio: Governador Zema fala em indenização para as vítimas
2 Capitólio: Geólogo diz que rocha pesava 10 mil toneladas
3 Chega a 10 o número de mortos na tragédia em Capitólio
4 Médico "previu" queda de rocha em Capitólio há 10 anos. Veja!
5 Veja quem são as vítimas da tragédia ocorrida em Capitólio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.