Leia também:
X Influenciadora e ex-namorado são achados mortos em carro

TJSP libera banheiros unissex em São Bernardo do Campo

Desembargadores entenderam que proibir a entrada de pessoas trans em banheiros femininos fere a dignidade humana

Pleno.News - 16/05/2023 16h47 | atualizado em 16/05/2023 18h26

Identificação de banheiros Foto: Pixabay

Uma lei aprovada pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP) foi considerada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O texto em questão proibia a instalação de banheiros unissex no município.

A lei municipal vedava espaços “unissex ou compartilháveis nos estabelecimentos ou espaços públicos e privados” e quem oferecesse tais espaços poderia ser multado em até R$ 10 mil, além de correr o risco de ter o alvará cassado.

Quem levou o caso para a Justiça foi a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo que considerou a lei ilegal por ofender “princípios da dignidade da pessoa humana e à liberdade de orientação de gênero”.

O órgão diz ainda que é preciso proteger “as minorias que sofrem qualquer tipo de discriminação, dentre as quais se enquadra o grupo de transgêneros”.

A decisão do TJSP atendeu aos desejos do Ministério Público em defesa da comunidade LGBTQ+. O relator do processo, o desembargador Vianna Cotrim, entende que proibir um banheiro unissex é obrigar “pessoas transgêneros, queers, intersexuais, entre outras, a se enquadrarem em conceitos de masculino ou feminino com os quais não se identificam”.

Outros 23 desembargadores acreditam no mesmo e seguiram o voto dizendo que, ao determinar que o uso do banheiro seja de acordo com sexo biológico, esses grupos de pessoas são levadas ao “constrangimento”, violando então o “princípio da dignidade humana”.

Leia também1 Influenciadora e ex-namorado são achados mortos em carro
2 Riachuelo fecha loja conceito em área nobre de São Paulo
3 Sementes mencionadas na Bíblia são achadas em deserto de Israel
4 Mudanças da Petrobras podem gerar resultados negativos
5 Grávida cai de viaduto após ser atingida por carro desgovernado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.