Leia também:
X STF: Kassio Nunes irá substituir Gilmar no comando da 2ª Turma

Artigo do UOL declara “fascínio” por Sandra Sapatão e é criticado

Texto intitulado "Por que estou fascinada por Sandra Sapatão" parece comemorar o fato da traficante ser, possivelmente, lésbica e ter "posto de destaque no crime"

Paulo Moura - 24/05/2021 14h55 | atualizado em 24/05/2021 15h16

Sandra Sapatão Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Uma coluna do portal Universa, plataforma que faz parte do UOL, causou polêmica nesta segunda-feira (24) por conta de seu conteúdo, no mínimo, controverso. No curto texto intitulado “Por que estou fascinada por Sandra Sapatão”, a colunista Ana Angélica Marques, que é ex-BBB, parece comemorar o fato da traficante ser, possivelmente, lésbica e ter “posto de destaque no crime”.

Ao longo de seu artigo, Angélica faz uma estranha acusação de racismo estrutural que teria sido praticada pela sociedade contra Sandra pelo fato de, segundo a colunista, a traficante ter sido “apagada como indivíduo” e poucas informações sobre ela constarem na internet.

Para “corroborar” seu argumento, a colunista faz um contraponto de Sandra com Suzane Richthofen, condenada pelo assassinato dos próprios pais, e de quem, segundo Angélica, “há notícias detalhadas de todos os aspectos de sua vida, tanto pregressa quanto atual”.

– Suzane é branca, nasceu em uma família rica e morava no Campo Belo, zona sul de São Paulo. Sandra é uma mulher negra do Jacarezinho, uma favela do Rio, onde as pessoas são invisibilizadas, desumanizadas e marginalizadas – justifica a colunista para defender seu argumento.

Angélica Martins é ex-BBB e atualmente colunista do Universa Foto: Reprodução

Por fim, Angélica encerra o texto dizendo que o quesito avaliado por ela para comparar as duas mulheres criminosas não é “o grau de periculosidade — ou de amabilidade” das duas, “mas a forma como elas são vistas, tratadas e julgadas pela sociedade”.

Nos comentários e nas redes sociais, a publicação foi duramente criticada pelos internautas. Alguns leitores classificaram o artigo com termos como “ridículo” e “espaço da lacração”, outros ainda disseram que o site “chegou no fundo do poço” com o texto.

Leia também1 Sandra Sapatão tentou subornar PMs com R$ 1 milhão em 2010
2 Chefe de facção do Jacarezinho, 'Sandra Sapatão' é presa no RJ
3 STF: Kassio Nunes irá substituir Gilmar no comando da 2ª Turma
4 Príncipe William diz que a Igreja é refúgio essencial na pandemia
5 Rio: Saúde monitora morador que voltou da Índia com Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.