Testemunha de queda de balão: “Cena mais triste da minha vida”
Mulher viu pessoas saltando para se livrar do fogo
Pleno.News - 21/06/2025 17h04 | atualizado em 23/06/2025 17h16

Uma mulher que faria um passeio de balão no mesmo horário do trajeto que vitimou oito pessoas em Praia Grande, município em Santa Catarina, narrou “cenas de horrores” ao presenciar o acidente neste sábado (21). Segundo a contadora Jamile Santos, o balão em que estava não levantou voo após ficar preso em uma árvore.
Jamile afirmou que seu passeio ocorreria nesta sexta-feira (20), mas foi transferido para este sábado por causa do mau tempo. Ela relatou ter visto o momento em que o balão da empresa Sobrevoar “começou a fumacear e descer”.
Ao perceber o princípio do fogo, o piloto conseguiu baixar o balão e orientou que os passageiros saltassem – ele e mais 12 pularam.
Conforme a contadora, alguns passageiros conseguiram descer antes que o balão voltasse a voar, mas outros saltaram do equipamento já em chamas.
Ela também disse ter visto o balão “despencar com pessoas dentro” e chamou o ocorrido de “a cena mais triste de sua vida”.
– Essa imagem não sai da minha cabeça. (…) Hoje, uma nova Jamile renasce. A vida é curta e nunca sabemos o dia de amanhã – escreveu.
Vinte e uma pessoas estavam a bordo do balão. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que, durante a queda, o balão já estava em chamas e o cesto se solta antes de chegar ao chão. Também é possível ver passageiros caindo.
Ainda não há hipóteses sobre a causa do acidente, investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz verificar a situação da aeronave e da tripulação.
*AE
Leia também1 SC: Sobreviventes de acidente de balão pularam para se salvar
2 Balão com 15 pessoas faz pouso de emergência em Sorocaba
3 SP: Balão tripulado cai com 33 pessoas e deixa um morto
4 Empresa de balão que caiu já havia sido fechada; saiba mais
5 SP: O que se sabe sobre queda de balão que matou uma pessoa