Leia também:
X Maia escolhe Freixo e PT para analisar pacote anticrime

Terceira Superlua do ano aparece nesta quarta-feira

No fenômeno, satélite natural da Terra surge com brilho mais intenso

Ana Luiza Menezes - 20/03/2019 17h14 | atualizado em 20/03/2019 18h03

Terceira Superlua de 2019 será vista nesta quarta-feira Foto: EFE/Hein Htet

Na noite desta quarta-feira (20), será possível visualizar a terceira superlua do ano. No fenômeno, o satélite natural do planeta Terra surge com brilho mais intenso e maior do que nos outros dias.

Habitantes da América do Norte e do Sul terão a chance de observar o evento, se as condições climáticas permitirem. A superlua deve aparecer a partir do pôr do sol, com percepção e brilho aumentados em 13% e 30%, respectivamente.

O ponto máximo do fenômeno está previsto para as 22h43. A superlua marca ainda a chegada do outono no Hemisfério Sul, que acontece a partir das 16h48.

Segundo especialistas, a aparição da superlua não é algo raro. O satélite realiza uma volta mensal, em forma de elipse, em torno da Terra. Por isso, em dois momentos ele fica mais distante e em outros dois períodos fica mais próximo do planeta.

A distância média entre a Terra e a Lua é de, aproximadamente, 384.000 quilômetros. Nesta quarta-feira, ela será de 358.000 quilômetros.

Para conseguir ver o fenômeno, não é preciso instrumento. O pôr do sol, quando o satélite surge no horizonte, pode tornar evidente a mudança da percepção de seu tamanho pela comparação com árvores, morros ou a linha do horizonte das grandes cidades. O aumento do brilho fica mais expressivo à noite.

Leia também1 Entenda a importância da Lua de Sangue para os cristãos
2 Pastor faz relação da Lua de Sangue com Gênesis. Entenda
3 Veja como pastores encaram a Lua de Sangue

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.