Leia também:
X TRF-1 suspende depoimento de Lula na operação Zelotes

Temer delega segurança do RJ para Forças Armadas

Decisão foi tomada durante reunião de emergência; decreto precisa da aprovação do Congresso

Camille Dornelles - 16/02/2018 07h27 | atualizado em 16/02/2018 11h36

Forças Armadas são convocadas para conter violência no Rio Foto: Agência Brasil/Vladimir Platonow

Nesta quinta-feira (15), em uma reunião emergencial no Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente Michel Temer decretou que as Forças Armadas devem assumir a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

O General Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, foi convocado para assumir o controle das operações. A decisão veio após a onda de assaltos e arrastões que chocou o país durante o carnaval.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) consentiu com a decisão presidencial. O decreto entra em vigor a partir da sua apreciação no Congresso Nacional, que tem até dez dias para convocar a sessão.

Relembre
Em setembro do ano passado, as Forças Armadas assumiram o controle da segurança da cidade do Rio de Janeiro após confrontos entre traficantes na Rocinha, na Zona Sul. Os militares foram retirados após uma semana, quando o governo federal entendeu que a situação estava controlada.

Além disso, o Exército por vezes se une às Polícias Civil e Militar em operações específicas. As últimas ações dessa natureza foram no início deste mês, para prender criminosos na Cidade de Deus, na Zona Oeste, e em fevereiro, no combate aos roubos de carga nas estradas.

Leia também1 Filha de vítima do carnaval 2017 critica vice-campeã
2 Rio: PM usa helicóptero para impedir assaltos nas praias
3 RJ: Para evitar assaltos, major da PM sugere não tirar selfies

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.