Leia também:
X Ministro: ‘Comandantes da PM são sócios do crime no Rio’

Taxistas e motoristas do Uber se confrontam na Esplanada

Senado Federal deve votar projeto de lei para regulamentar aplicativos de transporte

Gabriela Doria - 31/10/2017 17h00

Em dia de votação no Senado Federal, o clima do lado de fora da Esplanada dos Ministérios estava tenso. Diante da possível regulamentação dos aplicativos de transporte, taxistas e motoristas do Uber e Cabify entraram em confronto. A Polícia Militar formou um cordão de isolamento e dispersou os grupos com spray de pimenta. Um taxista foi preso por desacato. Não há relatos de feridos.

Taxistas e motoristas aguardam votação no Senado que pode regular aplicativos de transporte Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O conflito foi deflagrado quando um grupo de manifestantes cantou músicas para provocar os taxistas. Em meio à confusão, um grupo não identificado tentou atear fogo no gramado da Esplanada. As chamas foram apagadas por outros manifestantes.

Os motoristas aguardavam a votação do Projeto de Lei da Câmara 28/2017, que pretende regularizar os aplicativos de mobilidade urbana. Se aprovado, o PLC vai estabelecer normas para o funcionamento dos aplicativos de transporte individual. Carros do Uber, Cabify e 99, por exemplo, teriam que realizar vistorias e andar com placas vermelhas, além de aceitar somente motoristas “ficha limpa”, entre outras regras já impostas para os taxistas.

De acordo com os taxistas, as mudanças são vistas como a solução para acabar com a “concorrência desleal” dos aplicativos. Já o Uber, por exemplo, afirma que o PLC 28/2017 inviabiliza o funcionamento dos aplicativos.

LEIA TAMBÉM
+ Senado vota mudanças para aplicativos de transporte
+ Uber consegue mais de 500 mil assinaturas em Londres
+ Coluna Economia e Sociedade: Uber & apps; taxistas e a (in)segurança jurídica

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.