Leia também:
X Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de petista em Foz

Suprema Corte do Peru autoriza eutanásia pela primeira vez

Ana Estrada sofre doença degenerativa e incurável

Pleno.News - 15/07/2022 10h14 | atualizado em 15/07/2022 10h32

Ana Estrada, paciente peruana que realizará eutanásia Foto: Youtube / Agência EFE

A Suprema Corte de Justiça do Peru reconheceu o direito à eutanásia à peruana Ana Estrada, afetada por uma doença degenerativa e incurável. A posição da Corte ratifica às decisões dos tribunais em primeira instância em 2021. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela Defensoria do Povo.

O juiz Augusto Ruidias Farfán, da Suprema Corte, acrescentou um quarto voto, de um total de cinco, a favor da decisão proferida em fevereiro de 2021, em resposta à ação apresentada pela Defensoria do Povo em nome de Ana Estrada.

De acordo com a lei, para que uma decisão do Supremo se torne definitiva, são necessários quatro votos a favor entre cinco, o que foi atendido com o voto do membro dissidente.

No entanto, a Defensoria indicou que fica pendente resolver o aspecto vinculado ao protocolo de atuação para a realização do procedimento médico da eutanásia, que será concluído em 22 de julho com a intervenção da juíza Sara Echevarría.

Estrada tem 45 anos de idade e sofre desde os 12 de polimiosite, uma doença que enfraquece os músculos e a mantém em um ventilador durante a maior parte do dia. A firme decisão de realizar o procedimento, quando ela mesma quiser fazer, a tornou o primeiro símbolo da eutanásia no Peru.

A Defensoria recordou que a primeira sentença a favor de Estrada aprovou a não aplicação do artigo 112º do Código Penal, referente ao crime de homicídio por misericórdia no seu caso, de tal forma que reconheceu o seu direito de decidir sobre o fim da sua vida, sem que ninguém seja criminalmente processado por isso. Além disso, ordenou a elaboração de um protocolo institucional que permita a Estrada exercer os seus direitos em condições seguras.

*AE

Leia também1 Universidades públicas da Califórnia darão pílula abortiva
2 Morre Ivana Trump, ex-esposa de Donald Trump, aos 73 anos
3 Dilma e Mercadante irão à Colômbia para posse de Petro
4 Argentina reconhece "escassez específica" de produtos
5 Emmanuel Macron faz alerta sobre corte total de gás russo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.