Leia também:
X Bebê que nasceu após mãe ser baleada completa 2 anos

Sudeste: Fotos mostram os estragos causados pela chuva

Minas Gerais e Espírito Santo somam quase 60 mortes

Rafael Ramos - 27/01/2020 20h30

As fortes chuvas que atingiram parte do Espírito Santo, desde o dia 17 de janeiro, já obrigaram mais de 10 mil pessoas a saírem de suas casas. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), nove pessoas morreram e mais de 8 mil estão desalojadas. Alguns desabrigados foram acomodados provisoriamente em abrigos públicos improvisados em escolas e igrejas.

O tempo continua instável, nesta segunda-feira (27), com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões. A Defesa Civil já emitiu alerta de alto risco de novos deslizamentos de terra devido ao fato do solo estar muito encharcado.

A região mais afetada é o Sul do estado e a prefeitura do município de Alegre chegou a acionar um plano emergencial durante o fim de semana. Apesar da suspeita, a barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros não oferece risco.

Já em Minas Gerais, as enchentes colocaram a região em situação de emergência. Nos últimos dez dias, 101 cidades mineiras foram afetadas pelas chuvas. De acordo com o boletim da Defesa Civil, 48 pessoas morreram em todo o estado, sendo a maioria em Belo Horizonte.

As cidades de Catas Altas, Ibirité e Orizânia foram decretadas em estado de calamidade pública. Diante da situação alarmante, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social vai antecipar o pagamento das parcelas do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo dos meses de janeiro, fevereiro e março como forma de auxiliar as prefeituras a reforçarem o caixa para atender às demandas.

Leia também1 Corpo de jovem que pulou em rio durante enchente é achado
2 No ES, prefeito ajuda a limpar cidade arrasada pelas chuvas
3 Damares: "Governo já está dando respostas às enchentes"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.