Leia também:
X ‘Se tem alguém com moral para discutir corrupção, somos nós’

STJ derruba liminar que impedia construção do Museu da Bíblia

Ministro Humberto Martins derrubou decisão tomada pela Justiça do DF no último final de semana

Paulo Moura - 27/08/2021 07h32 | atualizado em 27/08/2021 09h53

Superior Tribunal de Justiça Foto: Reprodução

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), derrubou uma decisão liminar que suspendia a construção do Museu da Bíblia, em Brasília (DF). Com a medida, tomada na quinta-feira (26), a decisão da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, determinada no último domingo (22), perde a validade.

No início da semana, a Justiça havia atendido a um pedido da deputada distrital Júlia Lucy (Novo) e determinou a paralisação dos atos de planejamento e execução do museu no Eixo Monumental, até que fosse provada a realização de consultas populares. O governo do DF, então, recorreu, alegando que a construção do Museu da Bíblia “é um projeto antiquíssimo”.

O governo do Distrito Federal também destacou em seu recurso que outra liminar, que também suspendia o projeto de construção do Museu da Bíblia, já foi derrubada antes. Por conta disso, a administração local pediu extensão da decisão em relação à nova liminar, no processo iniciado por Júlia Lucy. Na decisão, Martins acatou o pedido do Executivo.

– Portanto, há na decisão em relação à qual se pretende a extensão do pedido suspensivo determinação judicial que paralisa o planejamento e a execução do Museu da Bíblia, suspendendo o trâmite regular do processo administrativo do concurso público, como relatado acima, tal como ocorreu com a demanda paradigma que deu origem à presente suspensão – escreveu.

A divulgação do resultado do edital para selecionar estudo preliminar de arquitetura do Museu da Bíblia estava prevista para 13 de setembro, mas o edital foi suspenso na quarta-feira (25). O governo local informou que o projeto vencedor receberá prêmio de R$ 122 mil. A previsão é de que o Museu da Bíblia seja erguido em uma área de 7,5 mil metros quadrados em Brasília.

Leia também1 'Se tem alguém com moral para discutir corrupção, somos nós'
2 Policial é condenado a 22 anos por morte de Eliza Samudio
3 STF fala em pacto com Bolsonaro para retomar diálogo, diz CNN
4 CPI da Covid recorre ao STF pela convocação de governadores
5 Bolsonaro desafia governadores: 'Vamos zerar o ICMS?'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.