Leia também:
X Temer: “Não é improvável eu ser candidato à reeleição”

STF arquiva inquérito contra governador do Paraná

Decisão foi dos ministro da Segunda Turma que viram nulidade em delação premiada que originou investigações

Henrique Gimenes - 20/03/2018 18h09

Ministros da 2ª Turma do STF decidiram arquivar inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa Foto: Ricardo Almeida/ ANPr

Os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta terça-feira (20), pela extinção de um inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O político era investigado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fuso de caixa 2.

A decisão foi dada pela maioria dos ministros da Turma, que consideram que houve nulidade na delação premiada na qual a acusação foi baseada. O delator Luiz Antônio de Souza afirmou que grupo de auditores da Receita do Paraná cobrava propina para reduzir a carga tributária de empresários. Parte deste dinheiro teria sido destinado a campanha de Beto Richa em 2014.

O ministro relator do casa foi Gilmar Mendes, que já havia suspendido o inquérito temporariamente em dezembro. Ele considerou que o acordo de delação premiada só poderia ter sido homologado pelo STJ, já que o processo envolve um governador. Ele manteve seu entendimento no julgamento desta terça.

Seu voto foi acompanhado pelo ministro Dias Toffoli e pelo ministro Ricardo Lewandowski. Já o ministro Edson Fachin votou contra.

Leia também1 Temer: "Não é improvável eu ser candidato à reeleição"
2 Centro de Operações Rio: O olho atento da cidade

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.