Leia também:
X Justiça do RJ manda suspender posse de deputados presos

SP: Policiais mataram mais de um suspeito de roubo por dia

Estudo revelou dados sobre abordagens das autoridades no estado

Ana Luiza Menezes - 08/04/2019 18h22 | atualizado em 08/04/2019 18h30

Viaturas da PMSP Foto: Reprodução

Um levantamento do Instituto Sou da Paz analisou dados relacionados às abordagens das polícias Militar e Civil de São Paulo. O portal G1 e a Globo News tiveram acesso ao estudo, que revelou que 409 acusados de praticarem um assalto foram mortos pelos agentes.

Os números se referem ao ano passado. Suspeitos de assaltos representam 52,1% dos casos avaliados. Já 11,7% correspondem aos suspeitos mortos após terem praticado homicídios. Outros 8,9% eram acusados que portavam arma de fogo.

O instituto apontou ainda que, em 64 casos analisados, o boletim de ocorrência apontou apenas que se tratava de Morte Decorrente de Intervenção Policial (MDIP). Para os pesquisadores, apenas essa informação não explica o que o acusado cometeu, ou tentou cometer, antes de acabar morto pelos policiais.

A maioria dos suspeitos mortos durante as abordagens tem entre 15 e 29 anos de idade. A pesquisa listou ainda dez cidades com mais mortes de suspeitos por roubos. A capital paulista aparece em primeiro lugar, seguida por Guarulhos, Santo André e Campinas. Piracicaba, Sorocaba, Carapicuíba, Diadema e São José dos Campos aparecem em seguida.

Leia também1 Justiça do RJ manda suspender posse de deputados presos
2 RJ: 10 militares são presos por fuzilamento a carro de família

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.