Leia também:
X Bolsonaro nomeia novo ministro para a pasta de Minas e Energia

SP: Polícia faz operação contra o tráfico na nova cracolândia

Grande operação no centro da capital paulista conta com o apoio de 650 oficiais

Paulo Moura - 11/05/2022 08h27 | atualizado em 11/05/2022 09h23

Viaturas ao lado da área onde está a nova cracolândia Foto: Reprodução/TV Globo

Agentes das polícias Civil e Militar, da Guarda Civil Metropolitana e funcionários da Prefeitura de São Paulo, realizam desde a madrugada desta quarta-feira (11) uma operação cujo objetivo é combater o tráfico de drogas na região da Praça Princesa Isabel, no Centro da capital paulista, área conhecida atualmente como nova cracolândia.

De acordo com a polícia, a operação desta quarta visa cumprir 36 mandados de prisão e retirar da região as barracas de usuários de drogas. Ao todo, 650 oficiais participam da ação. O movimento começou por volta das 4h. Até 6h30, o número de detidos já chegava em 13 pessoas, uma parte delas por resistência. Os agentes também apreenderam pacotes de drogas, balança e cadernos.

Além dos trabalhos na Praça Princesa Isabel, há um efetivo na Praça Júlio Prestes, que também fica no Centro de São Paulo, para tentar impedir a volta das pessoas para a antiga cracolândia. A ação desta quarta é um desdobramento da Operação Caronte, realizada na região outras seis vezes.

Por causa da operação, diversas ruas do Centro de São Paulo foram bloqueadas. A SPTrans, empresa que gerencia o serviço de ônibus na capital, informou que 30 linhas de ônibus estão sendo desviadas desde as 4h30 desta quarta em razão de interferência na Av. Rio Branco com a Pça. Princesa Isabel e na Rua Helvétia com a Rua Guaianases, no Campos Elíseos, em ambos os sentidos.

O NOME DA OPERAÇÃO
A escolha do nome da ação como Caronte está relacionada ao fato de ele ser um dos deuses da mitologia grega que carrega as almas dos mortos. De acordo com a polícia, a opção por identificar a operação dessa forma está relacionada ao entendimento de que os traficantes levam os usuários para as drogas, que podem causar a morte deles.

Leia também1 Bolsonaro nomeia novo ministro para a pasta de Minas e Energia
2 Passageiro fuma em banheiro e causa incêndio em ônibus
3 Servidores do BC irão manter greve por tempo indeterminado
4 Justiça de MG libera aborto aos 6 meses de gravidez por anomalia
5 EUA: Homem resgatado à deriva é acusado de matar a mãe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.