Leia também:
X Família procura desaparecido nas redes e PM diz: ‘Está preso’

SP: PM aborda e discute com professora em ocupação

Vídeo que mostra o agente gritando com a mulher se espalhou nas redes sociais

Henrique Gimenes - 17/12/2019 17h01 | atualizado em 17/12/2019 17h36

Local onde ocorreu a abordagem da PM

Nesta semana, um vídeo com a atuação de um policial militar ao abordar uma professora circulou pelas redes sociais e gerou debates. As imagens foram gravadas na noite desta segunda-feira (16) durante a ocupação na Escola Municipal Lênio Vieira de Moraes, em Barueri, São Paulo. O vídeo mostra o agente falando de maneira agressiva com Angela Soares.

O protesto envolveu cerca de 50 alunos contra uma decisão do governo estadual de encerrar as aulas na unidades. O vídeo traz o policial em frente à unidade de ensino ocupada pelos estudantes. O agente pede, de maneira enérgica, o documento da professora. Ela, pede que ele não fale “daquela maneira” e ambos então começam a discutir.

– Seu documento. É uma ordem legal, vai pegar seu documento (…) Chame quem você quiser que eu sou policial – disse o policial.

A professora disse, ao portal Uol, que estava apavorada com a abordagem e que temeu levar um soco do PM.

Ao Pleno.News, o major Paulo Roberto Dias da Silva explicou que é preciso ser “enérgico em situações de perigo iminente”, mas disse que, na situação do vídeo, talvez fosse melhor usar menos “força” para gerar “menos traumas”.

– A conduta policial é sempre pautada na legalidade de suas ações. Ser enérgico em situações de perigo iminente, em que a sua vida está sendo colocada em risco, por vezes, se faz necessário. O uso da força no caso em si, [acho que] seria melhor ter tentado usá-la de forma gradual. Por certo, traria menos traumas aos que foram abordados, como em quaisquer situações. Inviável seria usar tiros de canhão em uma passeata de crianças, tal como, em uma operação em uma área altamente sensível, usar armamento não letal – explicou.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que a PM analisa a conduta do policial que discutiu com a professora.

Leia também1 Família procura desaparecido nas redes e PM diz: 'Está preso'
2 PM expõe identidade de quem agrediu a youtuber Karol Eller

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.