Leia também:
X STF: Google vê censura prévia na derrubada do canal do PCO

SP: Número de mortos chega a 48; buscas são retomadas

Buscas haviam sido interrompidas por causa de novas tempestades no litoral

Pleno.News - 22/02/2023 09h15 | atualizado em 22/02/2023 15h44

Estragos causados pela chuvas no estado de São Paulo Foto: PMSS/Daniela Andrade

O número de mortos após o forte temporal no Litoral Norte paulista durante o carnaval subiu para 48, informou a major Luciana Soares, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à Rádio Eldorado. Segundo ela, após as buscas serem interrompidas por causa de novas chuvas nesta terça-feira (21), os trabalhos de procura por desaparecidos foram retomados por volta das 5h desta quarta-feira (22).

De acordo com a major, ainda há riscos, mas as análises técnicas mostram que neste momento eles estão sob controle. Luciana afirma que há locais de ainda difícil acesso e há ajuda dos militares para chegar a esses pontos. São quase 200 bombeiros, além de cerca de 100 agentes do Exército, envolvidos nas operações.

– A maior dificuldade é depender da condição climática – disse a major, que acrescentou que, muitas vezes, os bombeiros são obrigados a parar por causa da volta das chuvas.

DESAPARECIDOS
A quantidade de desaparecidos, segundo a major, é de 36, mas ainda não foi feita atualização da lista após serem achados corpos.

– Não temos como precisar [quando será] o término dessa operação. É bem possível que esse atendimento se estenda por meses – completou.

Sobre a possibilidade de encontrar desaparecidos ainda com vida, a major afirmou que isso depende da obstrução das vias aéreas das vítimas.

Os temporais na região se tornaram os maiores registrados na história do Brasil. De acordo com o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), as chuvas que caíram no último sábado (18), e domingo (19), resultaram no acumulado de 682 mm em Bertioga e 626 mm em São Sebastião, maiores valores acumulados já registrados no país.

 

*AE

Leia também1 Datena é criticado por cobertura das chuvas: "Sensacionalismo"
2 Fundo Social de São Paulo recebe doações para vítimas das chuvas
3 SC: Pastora vive livramento após acidente de carro na serra
4 Chuvas em SP: MP vai apurar responsabilidade de gestores
5 Governo de SP pede que turistas deixem o Litoral Norte

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.