SP: Número de mortos após chuvas aumenta para 19
Corpo de Bombeiros informou que outras 29 pessoas ainda estão desaparecidas
Paulo Moura - 04/03/2020 08h51 | atualizado em 04/03/2020 08h52
Aumentou para 19 o número de mortos após as fortes chuvas que caíram sobre a Baixada Santista na madrugada da última terça-feira (3). O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que 29 pessoas ainda estão desaparecidas e que as buscas foram retomadas no início da manhã desta quarta-feira (4). Entre os mortos estão dois bombeiros que atuavam nas buscas em Guarujá.
Do total de mortos, 15 foram em Guarujá, três em Santos e um em São Vicente. Entre os estragos causados pelos alagamentos estão os alagamentos de vias públicas, paralisação de serviços básicos como fornecimento de água, energia elétrica e telefonia, além do bloqueio de rodovias.
A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca em pontos isolados da Baixada Santista nesta quarta. Por conta do solo já estar completamente encharcado em virtude da última tempestade, o risco de deslizamentos segue alto.
De acordo com a Defesa Civil, em apenas 24h choveu mais de 100 mm em todas as nove cidades da Baixada Santista. Os maiores índices foram os 300 milímetros no Guarujá, os 222 em Santos e os 187 em São Vicente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o normal esperado para o mês de março no Guarujá são 277 mm, o que significa que em apenas um dia choveu mais que o esperado para todo o mês de março.
Ainda segundo informações da Defesa Civil, até o começo da manhã desta quarta-feira, havia 155 desabrigados em Guarujá, seis em São Vicente e 37 em Santos. Outras 11 pessoas ficaram desalojadas em São Vicente. Já em Peruíbe, 65 pessoas deixaram temporariamente suas casas.
Leia também1 SP: Animais são resgatados em meio a lama e escombros
2 Temporal deixa um morto no ES e cidades embaixo d'água
3 Professor tenta ajudar vítimas de deslizamento e desaparece