Leia também:
X Mendonça: Chance de desistir de STF é “zero vezes zero”

SP confirma morte de jovem vacinada contra a Covid-19

Secretaria de Saúde investiga relação da morte com a vacina da Pfizer

Monique Mello - 16/09/2021 14h28 | atualizado em 17/09/2021 09h44

SP começou vacinação de adolescentes em agosto Foto: EFE/Nathalia Aguilar

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o óbito de uma jovem de 16 anos em São Paulo, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer.

De acordo com um informe do Centro de Investigações Estratégicas em Vigilância Sanitária (CIEVS), a adolescente residia em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e recebeu a vacina em 25 de agosto. Logo no dia seguinte, ela se queixou de cansaço e falta de ar.

A jovem foi atendida no dia 27 de agosto no Hospital Coração de Jesus, em Santo André. Ela chegou a retornar para a casa, mas voltou à unidade de saúde, sendo transferida para a UTI, onde permaneceu até o dia 2 de setembro, quando veio a óbito.

A SES de São Paulo informou que ainda investiga se há alguma relação entre a vacina e a causa da morte, mas destaca que “qualquer afirmação precoce é irresponsável”.

– É irresponsável a disseminação de qualquer informação que traga medo e insegurança aos adolescentes e familiares. Até o momento, não há comprovação de relação da vacina [com o] óbito de um jovem de São Bernardo do Campo – afirmou a SES em nota.

– O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo está investigando o caso devido à relação temporal com a aplicação da vacina. Qualquer afirmação ainda é precoce e temerária – complementa.

A vacinação de adolescentes começou em São Paulo no dia 18 de agosto, apenas com o imunizante da Pfizer. Nesta quarta-feira (15) o Ministério da Saúde divulgou nota técnica na qual recomenda a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Leia também1 CPI dá 48h para Saúde explicar suspensão de vacina para jovens
2 Covid-19: França suspende 3 mil agentes de saúde não vacinados
3 Passaporte da vacina passou a valer hoje no Rio de Janeiro
4 Nicki Minaj cancelou ida ao Met Gala por exigência de vacina
5 Por falta de AstraZeneca, Doria ameaça ir ao STF contra União

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.