Leia também:
X Famoso ‘tríplex do Guarujá’ será sorteado na internet em 2022

SP confirma 4º caso da Ômicron em idoso que não viajou

Homem de 67 anos não esteve no exterior recentemente

Monique Mello - 11/12/2021 16h54 | atualizado em 11/12/2021 18h38

Brasil está com 8 casos da Ômicron Foto: Pixabay

São Paulo confirmou neste sábado (11), a identificação do quarto caso confirmado da variante Ômicron da Covid-19 no estado. Trata-se de um idoso de 67 anos que não tem histórico recente de viagem para outro país. O governo ainda apura se a situação seria uma transmissão local.

No país, este é o oitavo caso da nova cepa. Outros dois foram identificados no Distrito Federal e mais dois no Rio Grande do Sul. Todos são de pessoas com o esquema vacinal completo e sintomas leves ou assintomáticos.

O homem apresenta exclusivamente sintomas leves, como calafrios, e permanece em isolamento domiciliar na capital paulista, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Ele tomou três doses da vacina contra o coronavírus.

Ainda de acordo com a secretaria, o idoso teve o diagnóstico positivo para a doença confirmado na terça-feira (7). Uma amostra foi submetida para sequenciamento genético, o qual identificou a nova cepa.

– A vigilância municipal de São Paulo, com o apoio do estado, está buscando os contactantes. Ainda não é possível confirmar se a situação configura transmissão local, justamente porque está em curso esse mapeamento de contatos – destacou o governo em nota.

Os três casos anteriores da nova variante no estado são importados, de pacientes com vacinação completa e sintomas leves ou assintomáticos. O mais recente, do dia 1º, é de um homem de 29 anos, que desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Antes dele, em 30 de novembro, um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos provenientes da África do Sul também tiveram a confirmação.

– Os casos são acompanhados individualmente pelas equipes municipais de saúde e todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual”, salientou o governo. “Os quatro casos de Ômicron identificados em SP até o momento evidenciam manifestação branda da covid-19, o que pode estar associado ao fato de que todos tinham concluído seu esquema vacinal (ou seja, tinham tomado imunizante de dose única ou duas doses para demais) – acrescentou a nota.

Leia também1 Anitta: "Não vacinados devem ficar em casa porque estão espalhando m****”
2 Governo diz ao STF que adotou medidas contra a Ômicron
3 Milton Neves chama quem não se vacina de 'imbecil' e 'burro'
4 Finlândia teve mais mortes por suicídio que por Covid, em 2020
5 Governo decide adiar restrições para viajantes não vacinados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.