Leia também:
X Lockdown no DF: STJ derruba decisão que determinou medida

SP avança para a Fase Vermelha na segunda, diz Rodrigo Garcia

Nova etapa do plano vai até o d ia 19

Pleno.News - 09/04/2021 13h40 | atualizado em 09/04/2021 14h06

vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, bandeira ao fundo
Vice-governador anunciou a mudança que permitirá reabertura de escolas, entre outros serviços Foto: Governo do Estado de São Paulo

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM) anunciou nesta sexta-feira (9) que, a partir de segunda (12), todas as regiões do estado avançam para a fase vermelha do Plano São Paulo e, por isso, terão regras mais flexíveis de quarentena do que em relação à fase emergencial, atualmente em vigor. A nova etapa do plano vai até o dia 19.

De acordo com Garcia, a decisão foi tomada com base nos “avanços importantes na contenção da pandemia” que o estado têm apresentado, destacando a vacinação, a abertura de leitos e as medidas de distanciamento e isolamento social adotadas pelo governo estadual.

Na prática, a mudança libera escolas públicas e particulares para abrirem na segunda-feira. O governo vai manter o toque de recolher entre 20h e 5h. Os bares e restaurantes também poderão voltar a realizar o “take away”, ou seja, permitir que os clientes retirem produtos no local.

A partir de segunda, também poderá ser retomado o esporte coletivo profissional, como o Campeonato Paulista de Futebol. As torcidas, porém, ainda não poderão entrar nos estádios.

Conforme informou o Estadão/Broadcast, a decisão do governo vai de encontro à indicação do Centro de Contingência da Covid-19, que recomendou, em reunião nesta quinta-feira (8) à noite, que São Paulo continuasse na fase emergencial.

A fase emergencial começou no estado de São Paulo no dia 15 de março, dias depois de ser decretada a fase vermelha, devido à alta nos números de casos de infectados pelo coronavírus, aos óbitos devido à doença e ao risco de colapso no sistema de saúde pela superlotação de enfermarias e de UTIs.

*Estadão

Leia também1 Lockdown no DF: STJ derruba decisão que determinou medida
2 Rio autoriza abertura de bares e restaurantes a partir desta sexta
3 Deputada: "Fechar tudo e deixar o povo passar fome é covardia"
4 Bolsonaro e Fábio Faria fazem 1ª videochamada em 5G do Brasil
5 Bolsonaro sobre Barroso: 'Falta coragem moral e sobra ativismo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.