Leia também:
X Carlos Bolsonaro xinga vereador petista na Câmara: ‘Vagabundo’

Associação de restaurantes quer compensação por restrições

Entidade disse que a maioria das empresas de serviço de alimentação está em colapso

Pleno.News - 11/03/2021 19h54 | atualizado em 11/03/2021 19h55

Rio perdeu cerca de 10% dos bares e restaurantes
Associação de restaurantes querem compensações após aumento das restrições em SP Foto: Reprodução

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) cobrou medidas para salvar empresas e empregos, como a reedição de leis que permitam suspender contratos de trabalho e jornadas/salários, após o governo de São Paulo anunciar o endurecimento das restrições de circulação no estado, nesta quinta-feira (11).

Desta vez, contudo, a entidade não repetiu o tom crítico do comunicado emitido em janeiro contra a decisão do governo paulista de regredir no plano de reabertura das atividades. Na época, considerou que as restrições eram insuportáveis para as empresas do setor, um dos mais atingidos pelo isolamento social

– A ANR entende que todo o país passa por um momento muito delicado com a expansão da Covid-19, seja no número de casos, óbitos e ocupação de UTIs, uma situação que exige novas medidas por parte do estado, em todas as esferas, sejam elas municipais, estaduais e federais – comentou a associação.

A entidade acrescentou que a maioria das empresas de serviço de alimentação (entre restaurantes, cafeterias, padarias e lanchonetes) está em colapso, apontando uma nova onda de demissões e falências.

Como forma de amortizar o choque da parada forçada das atividades, a associação pede o relançamento do programa que permitiu no ano passado a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornadas, com corte temporário também de salários, bem como linhas de crédito a juros baixos. Também são citados na lista de reivindicações o perdão de tributos e a revogação do aumento das alíquotas de ICMS em São Paulo.

*Estadão

Leia também1 Consumo em restaurante caiu 27,2% em janeiro
2 Governo renovará programas para preservar empregos
3 IBGE abre, nesta quinta-feira, inscrições para 6,5 mil vagas temporárias
4 Bolsonaro sugere fatiamento da reforma tributária a Guedes
5 PEC Emergencial: Na Câmara, relator mantém texto do Senado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.