Leia também:
X Damares se reúne com misses do DF e pede engajamento

SP: Animais poderão andar no transporte público

Lei é válida para bichos de pequeno porte e que estejam dentro de caixa apropriada

Jade Nunes - 25/01/2019 13h52

Animais domésticos poderão andar no Metrô, CPTM, VLT e ônibus intermunicipais Foto: Pixabay

Animais domésticos de pequeno porte poderão andar no Metrô, CPTM, VLT e ônibus intermunicipais (EMTU) após uma lei sancionada pelo governo de São Paulo, nesta sexta-feira (25). Nos ônibus municipais da SPTrans, a regra já era válida desde 2015.

A nova lei determina que poderão ser transportados animais que não sejam considerados perigosos ou peçonhentos, com no máximo dez quilos e dentro de uma caixa apropriada. O responsável terá que pagar uma taxa extra pelo assento.

Será proibido, no entanto, realizar o transporte nos horários de pico dos dias úteis: durante a manhã das 6h às 10h, e à tarde das 16h às 19h. Uma exceção poderá ser aberta caso o animal tenha procedimento cirúrgico agendado. Diante dessa situação, o dono terá que apresentar uma justificativa assinada por um veterinário.

A lei ainda estabelece que “o translado do animal deverá ocorrer sem prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros e de terceiros, e não comprometer e/ou causar qualquer alteração no regime de funcionamento da linha, isentando o condutor do veículo de qualquer responsabilidade pela integridade física do animal no período do transporte”.

Leia também1 Pai de rapaz preso por engano relata ameaças ao filho
2 PM prende outro suspeito de roubar 40 turistas em trilha
3 Mulher usa o próprio sangue para denunciar feminicídio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.