Leia também:
X Massa de ar polar provoca frio intenso durante a semana

SP: Aneel aprova reajuste médio de 9,44% nas tarifas da Enel

Medida valerá a partir do próximo domingo

Pleno.News - 29/06/2021 18h10 | atualizado em 15/10/2021 13h11

Pleno.News Foto: Arte/Pleno.News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) um reajuste médio de 9,44% nas tarifas da Enel Distribuição São Paulo. Para os consumidores residenciais, o impacto será de 11,38%. Os novos percentuais já valerão a partir do próximo domingo, 4 de julho.

A Enel SP, antiga Eletropaulo, é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda a energia distribuída no Brasil.

A empresa atende a 7,4 milhões de consumidores em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista.

Pela proposta aprovada pela agência reguladora, o impacto médio do reajuste para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias e grandes comércios, será de 3,67%. Já para os atendidos em baixa tensão, grupo que inclui principalmente consumidores residenciais, o efeito médio será de 11,38%.

Em nota, a empresa afirmou que, diante da crise hídrica que o país enfrenta, solicitou à Aneel a aplicação de uma série de medidas para reduzir o percentual do reajuste, que ficou em torno de 14,7 pontos percentuais, menor do que o previsto inicialmente. Se não fosse a aplicação desses mecanismos, o reajuste teria sido de 24,1%.

Os principais fatores que influenciaram o aumento foram: a alta da inflação ‒já que contratos de algumas distribuidoras, como a Enel SP, são corrigidos pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ‒; o aumento dos custos com a aquisição de energia, que inclui a Itaipu Binacional, cuja tarifa é afetada pelo câmbio; e o custo com o transporte da energia até a distribuidora.

A empresa afirmou que a parcela que recebe das contas de luz é usada para realizar toda a operação, para a manutenção da rede elétrica e para investimentos na expansão e qualidade do sistema de distribuição.

A nota da companhia afirma: “Desde a aquisição da antiga Eletropaulo, em junho de 2018, a Enel Distribuição São Paulo já investiu mais de R$ 2,6 bilhões. Esse investimento contribuiu para que a duração das interrupções de energia recuasse 35,8% entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, passando de 11,72 horas para 7,52 horas. A frequência das interrupções também melhorou 38,4% no mesmo período, de 6,22 vezes para 3,83 vezes”.

*AE

Leia também1 Aneel decide por reajuste de 52% na bandeira vermelha 2
2 Governo publica MP para o enfrentamento da crise hídrica
3 Ministro pede colaboração do povo na economia de energia
4 Governo quer redução maior do Imposto de Renda para empresas
5 Massa de ar polar provoca frio intenso durante a semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.